31 de outubro de 2009

Uma reforma ainda inacabada

Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. (Mateus 4:17)

1. Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento. (Martinho Lutero, 1a. tese)
É com base no ensino de Jesus Cristo sobre o arrependimento (penitência em algumas traduções) que Martinho Lutero começou as suas famosas 95 teses. Há exatos 492 anos, no dia 31 de outubro de 1517, o então monge agostiniano Martinho Lutero afixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg, Alemanha. Este ato tão simples acabou se tornando o marco inicial da Reforma Protestante, por conta da força das ideias contidas naquele panfleto.

Inicialmente, Lutero estava interessado em debater com outros doutores a venda de indulgências pela Igreja Católica Apostólica Romana. Em troca de dinheiro, católicos acreditavam estar adquirindo o perdão dos pecados quando compravam a indulgência. As moedas substituíam as penitências, que até hoje são exigidas dos católicos quando eles se confessam com os padres para serem livres de culpa diante de Deus.

Ao analisar a Bíblia, Lutero chegou à conclusão de que não havia nenhum amparo bíblico para esse tipo de ideia. O perdão dos pecados, como bem enuncia a primeira tese, deve ser acompanhado de uma vida de arrependimento e não pode ser comprado. Ao invés de se fazer campanhas para vender indulgências e levantar fundos para a construção de basílicas, a Igreja deveria se concentrar na pregação da Palavra e entender que o Evangelho é o seu verdadeiro tesouro:
52. Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor.

62. O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.
E, se pudesse resumir, diria que a essência da Reforma Protestante é a de convidar todos os cristãos ao arrependimento. No grego (idioma em que foi escrito o Novo Testamento), a palavra usada por Jesus em Mateus 4:17 é metanoeite, que vem de metanoia. O significado é o de "mudança de mente", "mudança de direção". Biblicamente, é abandonar o caminho do pecado, "fazer um retorno" e andar no caminho de Deus. Esse caminho é o próprio Cristo Jesus:
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)
Mas Jesus não é apenas o caminho que leva ao Pai, ele é também a Palavra de Deus:
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. (João 1:1 - tradução própria)
Arrepender-se é voltar-se para Cristo e para a Palavra do Deus Vivo, para a Bíblia. É na Bíblia que os homens se encontram com Cristo e aprendem o caminho da salvação. Foi a Bíblia que transformou a vida de Lutero e de tantos outros, em todos os tempos. Ela até mesmo marcou a história de nações, como fizeram os puritanos na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

Por isso, o primeiro princípio norteador da Reforma Protestante é o Sola Scriptura. A Bíblia deve ser a regra máxima de autoridade, fé e prática dos cristãos, estando acima da Tradição, dos teólogos, das igrejas e de seus concílios. Ninguém deve estar ao lado dela. Somente a Bíblia é, seguramente, Palavra de Deus e é a medida pela qual devem ser julgadas todas as doutrinas e manifestações de fé e espiritualidade no povo de Deus. Arrepender-se, ser reformado, é acima de tudo, conhecer e submeter-se às Escrituras Sagradas.

Hoje, quando igrejas que se dizem herdeiras da Reforma Protestante vendem o perdão de pecados exigindo dízimos e ofertas absurdas, inventam unções e manifestações do Espírito Santo que não são bíblicas e colocam a autoridade de supostos bispos e apóstolos no mesmo nível ou acima da Bíblia, vemos como a mensagem de Lutero permanece atual. É preciso combater a heresia, não apenas na Igreja Católica, mas principalmente dentro das igrejas que se esqueceram do ensino dos reformadores.



Ecclesia reformata et semper reformanda est. Igreja reformada, sempre em Reforma. Não no sentido de mudar, mas sim no de voltar sempre aos ideais dos reformadores, que queriam apenas uma igreja verdadeiramente bíblica.


É com esse desejo e espírito, que os 5 Calvinistas louvam hoje a Deus pelos 492 anos de Reforma Protestante. Que este blog seja um instrumento de Deus para continuar a promover essa reforma na igreja de Cristo Jesus. Um trabalho que só será encerrado quando o nosso Senhor regressar em glória para, finalmente, terminar a boa obra que Ele mesmo começou.

Soli Deo Gloria!

Apresentação

Hoje é dia 31 de outubro. E a data não poderia ser mais propícia!
-------------------------------
Há alguns dias estávamos eu e o Leonardo conversando via mensageiro instantâneo, quando ele sugere, meio que de sopetão:
- Que tal um blog por nome de “5 calvinistas”?
Antevendo a idéia, conhecendo alguns blogs calvinistas e percebendo a possível soma de forças para a divulgação da fé reformada, gostei e aceitei de pronto! O trocadilho do nome, a óbvia referência aos 5 Solas da Reforma (Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria) e também aos 5 pontos do Calvinismo (depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos; pontos que não esgotam as doutrinas da graça, vejam bem!) também me soaram geniais. Conversamos um tanto sobre os objetivos do blog e quem seriam os cinco encarregados de levar a idéia a cabo. Entre nós, não foi difícil chegar a um consenso sobre os nomes. Agora era ver se os outros topavam! O Leonardo então se encarregou de enviar o convite, que assim resume os objetivos do blog:
Caros amigos,
Estou convidando vocês a serem membros do novo blog que pretendo criar, por nome de “5 Calvinistas”. A idéia do blog é:
  1. compartilhar textos próprios;
  2. para reflexão, debate (no bom sentido do termo) e, é claro, edificação;
  3. ser mais um meio de divulgação da fé reformada na internet.
Estou convidando vocês porque percebo seriedade e comprometimento com as doutrinas da graça nas publicações dos seus respectivos blogs. Conto com a ajuda dos irmãos para aperfeiçoarmos o blog como um todo, da estética (template, layout, etc.) à teologia, ainda que venhamos a diferir em alguns pontos.
Um abraço a todos!
Porque “um cordão de 5 dobras não se arrebenta com facilidade” (parafraseando Ec 4.12).
À medida que as confirmações iam chegando, juntamente com o consenso sobre os nomes uns dos outros, ficamos felizes. Pois isso nos confirmava o potencial da idéia. Assim, criamos este blog e, enfim, os 5 Calvinistas nos apresentamos. Importante dizer, antes disso, que não consideramos os muitos ou poucos títulos definidores de quem somos. Nossa apresentação é apenas uma apresentação. Pois nada temos em nós mesmos que seja digno de honra ou louvor. Não passamos de pecadores redimidos pela graça. Mas Deus nos permita cumprirmos o propósito de sermos instrumentos em Suas mãos e este blog uma ferramenta para proclamar a Verdade. Para a glória do Senhor!
Os 5 Calvinistas:
  • Allen Porto, editor do blog A Bíblia, o Jornal e a Caneta: Membro e integrante da equipe pastoral da Igreja Batista Renascença em São Luís, MA, é bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Reformada (INSTER), especialista em História da Igreja pela Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef), mestrando em Teologia Filosófica pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ - Mackenzie), e bacharel em direito pelo Centro Universitário do Maranhão (uniCEUMA).
  • Clóvis Gonçalves, editor do blog Cinco Solas: Membro da Igreja O Brasil Para Cristo, em Medianeira PR, é bacharel em teologia pelo Instituto Bíblico O Brasil Para Cristo, lecionando na extensão deste instituto na sua igreja. É também Tecnólogo em Alimentos e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, atuando como Auditor de Qualidade e Processos em uma empresa de alimentos.
  • Helder Nozima, editor do blog Reforma e Carisma: É pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília, com diploma convalidado junto ao Ministério de Educação pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil). É pós-graduado em Teologia Urbana pela Unifil e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). É também ex-editor executivo do radiojornal "Voz do Brasil", no noticiário do Poder Executivo. Atualmente trabalha como oficial de chancelaria no Ministério das Relações Exteriores e auxilia no pastorado da 1ª Igreja Presbiteriana de Águas Claras.
  • Leonardo Bruno Galdino, editor do blog Optica Reformata: É sargento do Exército Brasiliero, da Arma de Engenharia, formado pela Escola de Sargentos das Armas (Três Corações-MG). Atualmente, é membro da Primeira Igreja Presbiteriana em Santarém-PA, onde atua como professor de Escola Dominical.
  • Roberto Vargas Jr., editor do (extinto) blog "Roberto Vargas Jr.": É membro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
Esperamos que esta diversidade de origens e filiações denominacionais, de conhecimentos e experiências de vida, de ênfase e estilos, unificada na Verdade pelas doutrinas da graça como expressão do Evangelho possa bem servir ao Senhor e à Igreja, pela edificação do Corpo de Cristo, nosso Senhor e Salvador. A Ele sejam a glória, a honra e o louvor eternamente! Amém!
-------------------------------
A data para o lançamento e a divulgação deste blog não poderia ser mais propícia! Pois hoje, dia 31 de outubro é o Dia da Reforma!
A Reforma não se refere apenas à religião. De fato, ela foi um movimento sobretudo religioso, mas deixou sua marca também nos eventos políticos, sociais, culturais e econômicos posteriores. De tal forma que Mondin afirma que “a Reforma Protestante é daqueles acontecimentos que assinalam o fim de uma época e o começo de outra” (MONDIN, B. Curso de filosofia, vol. 2. 9. ed. São Paulo: Paulus, 2003. p.27)...
Mais falaremos de Reforma ainda hoje. Por hora, este blog, reconhecendo a dívida que temos com eles, faz de si mesmo uma homenagem aos reformadores neste dia!
SOLI DEO GLORIA!

30 de outubro de 2009

Como falar com os 5 Calvinistas

A maneira mais fácil e rápida de entrar em contato com os 5 Calvinistas é postar um comentário em qualquer postagem.

Você também pode enviar um email para 5calvinistas-at-gmail.com (substitua -at- por @ em seu programa de email).

Em breve você encontrará aqui um formulário de contato para falar conosco de forma rápida e segura.

Sobre este blog

Para saber como tudo começou, clique aqui.

No princípio eram Cinco Solas: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Glória. Os reformadores proclamavam a suficiência das Escrituras, a salvação somente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo, o único mediador, tudo para a glória de Deus somente. Negavam com isso a autoridade do papa e dos concílios como infalíveis, a capacidade do homem e o valor das obras para a salvação, a mediação humana e dos sacramentos, atribuindo toda a glória da salvação ao Deus vivo e verdadeiro.

Depois vieram os Cinco Pontos dos Cânones de Dort, provocados pelos também Cinco Pontos da Remonstrância. O acróstico TULIP proclamou a total depravação contra o livre-arbítrio, a eleição incondicional em oposição à eleição mediante fé prevista, a expiação limitada aos eleitos ao invés da expiação universal, a chamada eficaz em lugar do poder de veto do homem sobre a vontade divina e a perseverança do crente pela fidelidade de Deus e não por obras de obediência.

Agora, no aniversário da Reforma, chega à blogosfera o “5 Calvinistas”. Não tem nada da importância histórica e teológica dos “Cinco Solas” e dos “Cinco Pontos”, mas procura ser fiel a eles. São cinco blogueiros, de confissões religiosas e filiações denominacionais diferentes, mas que têm em comum o calvinismo como visão de mundo e expressão do Evangelho de Jesus Cristo, além da disposição de expor e defender a “fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 1:3).

Seja bem vindo!