5 de dezembro de 2010

WikiLeaks: bom ou ruim?

O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. (Provérbios 11:13)
Quem não gostaria de ter o poder de ler mentes? Já imaginou, como não seria interessante saber realmente o que as pessoas pensam a seu respeito...ou o que elas acham dos seus amigos? Há em todos nós esse desejo de conhecer os segredos de pessoas comuns. Agora, imagine saber os documentos secretos de nações poderosas, como os Estados Unidos!

É esse o desejo que explica o sucesso do WikiLeaks, um site que se dedica a "vazar" documentos secretos de governos e empresas. O site já divulgou o conteúdo de varios vídeos e documentos sobre as guerras norte-americanas no Iraque e no Afeganistão e, recentemente, vazou cerca de 250 mil documentos diplomáticos dos Estados Unidos. Quem quiser saber mais sobre o site, pode clicar aqui. Para entender como ele funciona, clique aqui.

Com esse último vazamento, surgiu uma pergunta. Afinal, a existência de sites como o WikiLeaks é boa ou ruim? A resposta não é tão simples, se quisermos uma análise bíblica.

Em primeiro lugar, há que se considerar que alguém precisa pecar para que o WikiLeaks funcione. Em outras palavras, algum funcionário público precisa quebrar o seu compromisso profissional e as leis de seu país para repassar documentos confidenciais adiante. Como lembra o jornalista Reinaldo Azevedo, essa conduta é um crime. E também é pecado por ferir Romanos 13:1.
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. (Romanos 13:1)
Em segundo lugar, a Bíblia reconhece que certas informações devem mesmo ser sigilosas, seja pessoalmente ou "corporativamente". Pode ser muito bom para a nossa curiosidade, mas é apontado como mexeriqueiro quem vai atrás de segredos. O fiel de espírito também é sábio, por isso ele encobre os fatos e informações que devem permanecer escondidos.

Contudo, há que se pesar um outro fator. Alguns segredos e informações devem sim ser revelados. Quando crimes acontecem e permanecem sem punição, quando informações de profundo interesse público estão sendo ocultas, eu penso que o vazamento é aceitável. O Estado ou as empresas não têm o direito de esconder informações para proteger criminosos ou favorecer interesses que prejudicam a coletividade.

Indo ao caso concreto, várias informações do WikiLeaks se enquadram nesse último fator e revelam coisas que não deveriam estar ocultas. No entanto, a seleção dos vazamentos não se mostra lá muito rigorosa, expondo informações que são irrelevantes, outras que são normais mas constrangedoras (e aí não passa na peneira do crime ou da utilidade pública) e umas que, efetivamente, colocam em risco sim a vida de pessoas (como o nome de informantes civis no Afeganistão).

Talvez alguns românticos do século XXI me critiquem, me chamando de reacionário ou pensando que estou atrapalhando revelações que confirmam teorias da conspiração. Eu gostaria de fazer um exercício com estes.

Você acharia saudável que todas as conversas do Conselho de uma igreja fossem divulgadas? Seria bom, por exemplo, registrar todas as observações feitas pelo pastor e pelos presbíteros quando eles examinavam a ordenação de um diácono ou a contratação de um zelador? E se tudo o que foi dito durante o julgamento de uma disciplina eclesiástica fosse publicado?

Como seria se todos os e-mails e conversas de MSN do seu pastor fossem abertos para qualquer membro da igreja? O fruto seria bom? Os membros mencionados, como se sentiriam?

E se todas as suas conversas, e-mails e documentos bancários fossem abertos ao mundo?

Entendo que as pessoas de bom senso vão reconhecer que nem todos os documentos, conversas e "segredos" devem ser públicos, sejam elas pessoais ou institucionais, quer falemos de escolas e igrejas, quer falemos de empresas e governos.

Só um último detalhe. Acho muito interessante que os vazamentos se concentram apenas nos Estados Unidos. Intriga-me o fato de que não tenham sido divulgados documentos de países muito mais contrários à liberdade de informação, como as ditaduras de um modo geral. Será uma coincidência?

Fecho com uma pergunta: como você avalia a forma com que o WikiLeaks tem feito vazamentos? É de modo responsável ou não?

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

3 comentários:

  1. Eles são uns fofoqueiros irresponsáveis. Não se importam com outra coisa que não a fama do site e a quantidade de pageviews. Não estão nem aí pra a sociedade. Sob o pretexto de "defender e expor a verdade", eles acabam causando mais problemas do que qualquer efeito bom.

    Obrigado por esse post.

    ResponderExcluir
  2. Colega Nozima, eis que o "Big Brother" parece atingir corporações agora.

    Que atire a primeira pedra aquele que não tiver seus "segredos". É lógico que as revelações pessoais seriam constrangedoras a qualquer um, ainda mais considerando a valibilidade do ser. Contudo, há que se considerar que orgãos públicos, que regem segundo os objetivos públicos, devam satisfação de suas estratégias.

    Porém, não é bem assim que acontece e o tal sigilo somente fomenta conspirações contra o próprio povo, sofrendo ainda mais por isso, o povo de Deus.

    Parece-me desde sempre que as autoridades humanas sempre estiveram em pecado contra Deus e o povo, então agora questiono: Romanos 13:1 Quem são as autoridades superiores, humanas ou celestiais? Devemos nos curvar aos faraós, aos seus sacrifícios e deuses e ainda considerar que foram instituidos por Ele? É o mesmo versículo que promove o papa da ECAR como infalível desde sempre, este que também desde sempre se mostrou falível.

    Agora deixo a primeira estrofe da música Vida Real, hino do BBB:

    "Se você pudesse me dizer
    Se você soubesse o que fazer
    O que você faria
    Aonde iria chegar?"

    Patrick Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Patrick,

    Concordo que o governo deve sim satisfação de suas estratégias ao povo, mas não acho que revelar todos os documentos confidenciais seja necessário pra que isso aconteça. Da mesma forma, não acho que sempre que um sigilo acontece isso seja algo que fomente conspirações contra o povo. Ao contrário, em alguns casos o sigilo acaba sendo benéfico à coletividade. E olha que falo conhecendo os dois lados...o de jornalista e o de funcionário público.

    Sobre Romanos 13:1, Paulo fala claramente das autoridades do Império Romano, que nunca foi um exemplo de cristandade. Uma breve leitura do contexto do versículo esclarece isso. Logo, se os cristãos do século I deviam ser submissos àquele governo, nós também devemos. Claro, quando o império nos manda, claramente, desobedecer a uma ordem divina, devemos ficar do lado de Deus.

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.