10 de outubro de 2011

Minhas impressões sobre a Conferência Fiel

Deus me concedeu graça para participar da 27a Conferência Fiel Para Pastores e Líderes. Atraído pelo tema, Evangelização e Missões, cheguei ao evento com grande expectativa, mas sendo a primeira vez que assistia presencialmente, estava aberto para alguma frustração. Mas minhas expectativas foram plenamente atendidas e em alguns aspectos, superadas em muito. Neste post colocarei as minhas impressões sobre a Conferência e no decorrer da semana a de algumas outras pessoas que assistiram as pregações, em Águas de Lindóia ou pela Internet.

Destaco as pregações, que foram bíblicas, profundas e edificantes. Sillas Campos abriu a série de palestras com a mensagem "O testemunho de Paulo, o grande evangelista" e deu a tônica do evento. Mauro Meister discorreu com maestria sobre "A missão de Deus no Antigo Testamento", demonstrando que graça e missões não são uma "invenção" do Novo Testamento, chamando nossa atenção para aspectos missiológicos "escondidos" entre Gênesis e Malaquias. Das três mensagens trazidas por Franklin Ferreira, destaco "A glória de Deus no chamado para pregar às nações", baseada em Jeremias 1:4-19. A descrição que ele fez do chamado ao ministério da Palavra mostrou como a igreja tem negligenciado o ofício pastoral, reduzindo-o a um administrador "faz-tudo".

Stuart Olyott justificou o título "Pregação Pura e Simples" de seu livro. Mas que ninguém se engane que suas mensagens, por serem simples, são pouco profundas. Expondo o livro de Jonas, apresentou quatro mensagens com os sugestivos títulos "De costas", "De joelhos", "À pé" e "Assentado". A segunda mensagem trazia a seguinte pergunta: "você precisa ser forçado a orar?" e confesso que de todas, foi a que mais falou pessoalmente ao meu coração, saí dali disposto a renovar minha vida de oração. Digno de nota também foi as quatro pregações de Augustus Nicodemus sobre a epístola aos Romanos. O enfoque do livro como uma carta missionária, colocou missões sobre um fundamento bíblico que acabou com objeções de que a doutrina da predestinação é incompatível com missões, mas ao contrário, à torna obrigatória.

R. W. Glenn fez uma exposição simples-aprofundada da graça de Deus, apresentando "A essência da glória global de Deus" e as implicações práticas para nossa vida diária. Finalmente, houve as pregações de John Piper, que fez uma exposição da petição "Santificado seja teu Nome", à qual todas as demais estão subordinadas, demonstrando "A paixão de Deus por Sua glória global". Nas pregações seguintes pregou que "Deus é glorificado quando Cristo é ganho" e expôs "O preço final de mostrar a glória do amor". Enfim, foram 19 ministrações bíblicas abençoadoras.

Além das mensagens, alguns pontos merecem menção. Uma delas foi a oportunidade de reencontrar alguns irmãos e conhecer outros. Entre os primeiros estavam o Pr. Norberto "Tele-Fé" Marquardt, Dilsilei Monteiro, Charles Grimm, Alexandre "Sacha" Mendes e o pessoal do iPródigo. Conheci o Vinícius "Voltemos" Pimentel, Renato Vargens e o Sérgio Menga. Acho que mais alguns outros que a memória não deixa lembrar.

Destaque também para a livraria. Havia material de primeiríssima qualidade de várias editoras, mas os preços da Editora Fiel estavam simplesmente imbatíveis. Comprei livros para ler até à Próxima Conferência, que se Deus quiser, não perderei.

Soli Deo Gloria

Clóvis Gonçalves é blogueiro do Cinco Solas e escreve no 5 Calvinistas às segundas-feiras.

3 comentários:

  1. Gosto muito da Fiel. Nuunca fui em uma conferência e estou disposto a ir na próxima. Ouvindo este seu relato me animo ainda mais. Que ótimo voce ter comentado.
    Waldir Martins.

    ResponderExcluir
  2. Considerei as pregações de John Piper um tanto xenofóbicas, imperialistas e inadequadas para o tema da Conferência. Estive pessoalmente na Conferência e fui particularmente tocado pelas mensagens de Olyott e Augustos Nicodemus.

    ResponderExcluir
  3. Rev. Thiago,

    Eu não assisti a última pregação do Piper, então talvez tenha perdido algo. Em que sentido elas foram um tanto xenofóbicas?

    Para mim também as pregações do Augustus foram as mais instrutivas e as do Ollyot mais pessoalmente impactantes.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.