23 de julho de 2010

Nem só de “calvinismo” viverão os calvinistas!

Se existe um mal que atinge a grande maioria dos “recém-calvinistas”, este é o de acostumar-se a ouvir sempre e a todo instante pregações sobre o “calvinismo”. Não, eu não estou me referindo ao sistema reformado de teologia em si, mas ao termo propriamente dito. Parece até que sem o “calvinismo” não há pregação. Isto vale também para livros. Se não for escrito por calvinistas ou não citar o “calvinismo” nem algum calvinista (nem Calvino!), pode esquecer.

Acontece muito por aí. Eu mesmo confesso que, quando descobri a teologia reformada, ficava meio que descontente (para não dizer impaciente) com pregações que não citassem nem ao menos um pontinho sequer do “calvinismo”. “Ele bem que poderia ter falado sobre a ‘Eleição Incondicional’ àquela altura do sermão”, pensava comigo mesmo. O pior mesmo era quando eu ouvia falar sobre os “milagres de Jesus”, a “bondade de Jesus”, a “misericórdia de Jesus”, as “curas de Jesus”, e “Jesus”, “Jesus”, “Jesus” – eu estava mesmo era ávido pela “ira de Deus”, pela “depravação total” e por todas essas coisas densas e medonhas pelas quais todo recém-calvinistas é apaixonado. Se o novo convertido gosta da simplicidade do Evangelho, parece que o recém-calvinista gosta muito mais da sua complexidade.

Não estou negando que seja bom progredir além dos “princípios elementares da doutrina de Cristo”, o que aliás a própria Bíblia recomenda (Hb 6.1), nem que tema pesados como ira e pecado devam ser evitados, muito menos que devemos ser menos “calvinistas”. Nada disso. Meu ponto aqui é que devemos deixar, sim, de ser menos dependentes de um simples termo; de parar de entrar em depressão por qualquer eventual ausência sua, seja em pregações ou em livros. Afinal de contas (parafraseando Jesus – Mt 4.4), nem só de “calvinismo” viverão os calvinistas, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Sola Scriptura!

Soli Deo Gloria!

5 comentários:

  1. fazia um tempãp que não lia o blog =)
    Gostei do Texto. Muito bom, lembro de mim mesmo após fugir das doutrinas neopentecas que eu seguia e conhecer a simplicidade do evangelho =)


    \o
    voltarei mais

    ResponderExcluir
  2. Bagatini,

    Obrigado por visitar este blog. Apareça mais vezes. Que bom que alguém compartilha do meu breve testemunho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Leo,

    Grande parte de minha teologia cristã é influenciada pela tradição reformada. Mas, como você, temo o reducionismo. Claro, seu aviso não é de modo algum um desconforto, é antes, um aviso quase pastoral de que devemos nos manter firmes em Cristo, por meio da revelação. Um outro ponto importante, é que devemos nos lembrar que é inerente à reforma o "semper reformanda", o que significa que novas "sínteses", novos encontros teológicos, diálogos criativos, fazem parte do boa teologia calvinista.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Eu só li esta reflexão porque tinha "calvinismo" e "calvinista" no título! hehe

    O pior é que existe um certo patrulhamento para ver se você continua um bom calvinista. Por exemplo, quando eu recomendo algum livro de autor não calvinista, sempre tem alguém que me lembra: mas ele não é calvinista!

    Muito pertinente, e necessário, seu artigo.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  5. Igor,

    De fato, o reducionismo é sempre um grande perigo. Infelizmente, nós reformados temos uma parcela de culpa pelo fato de as pessoas reduzirem o calvinismo apenas aos cinco pontos, quando na realidade a fé reformada algo muito mais abrangente. E muitos, lamentavelmente, nem mesmo se propõe a um diálogo criativo, como você falou, porque isso pode acabar "comprometendo" a tradição reformada.

    Deus tenha misericórdia de nós!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.