30 de dezembro de 2010

Top 10 livros de 2010

Publicado originalmente no BJC

O IvoneTirinhas publicou uma recente lista de autores relevantes, e isto me lembrou da lista anual dos melhores livros lidos.

Eu fui menos organizado ao longo deste ano, de modo que os meus registros de livros lidos estão espalhados, e isso pode comprometer a lista um pouco. De qualquer modo, também achei que, embora eu tenha lido alguns livros realmente bons, poucos foram os que realmente me cativaram.

Eis a minha lista:

10. CASEI-ME COM VOCÊ (Walter Trobisch, Ed. Loyola)
Compre aqui.

Uma história cativante, por meio da qual o autor nos ensina elementos importantes do casamento. Recomendo a todos os que pensam em casar - agora, ou um dia qualquer.


9. DESEJO E ENGANO (Albert Mohler, Ed. Fiel)

Um alerta sobre a sexualidade do nosso tempo. Textos sobre homossexualidade, pornografia, e outros itens, são apresentados sob a interessantíssima e perspicaz ótica de Albert Mohler.

8. GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA HISTÓRIA DO BRASIL (Leandro Narloch, Leya)
 Compre aqui.

O primeiro livro que eu li em 2010. Uma pesquisa bem documentada, que destrói os mitos levantados pela esquerdalha sobre o movimento negro, sobre os índios, sobre o nacionalismo, etc. Leia e abra a sua mente para a realidade.

7. QUANDO PECADORES DIZEM SIM (Dave Harvey, Ed. Fiel)
Compre aqui.

Este, na verdade, eu ouvi. Como o conteúdo do audiolivro é o mesmo do livro, está aqui recomendado. Para quem deseja uma teologia bíblica do casamento, com sérias análises do impacto do pecado sobre os relacionamentos, e a importância da graç na reconstrução e manutenção dele, esta é uma ótima pedida. Também recomendo a todos os que pensam em casar.


6. A MENTE CRISTÃ NUM MUNDO SEM DEUS (James Emery White, Vida)
Compre aqui.

Um livro fino e rápido de se ler, mas com uma mensagem muito bem aplicada, apresentando perspectivas da cosmovisão cristã, e desafiando-nos a ter uma mente treinada e fiel ao Senhor.


5. TORTURADO POR AMOR A CRISTO (Richard Wurmbrand, A Voz dos mártires)

Um dos livros que mais me humilhou neste ano, mostrando minha covardia e fraqueza. Richard Wurmbrand relata seu ministério na Romênia comunista, bem como a atuação da igreja preseguida ali. Histórias fortes, tristes, e encorajadoras nos são relatadas.

4. QUANDO AS PESSOAS SÃO GRANDES E DEUS É PEQUENO (Edward T. Welch, Ed. Batista Regular)
Compre aqui.

Deixe de lado os outros livros sobre relacionamentos interpessoais e leia esta obra do Ed Welch. Ao final do livro, você provavelmente chegará à conclusão de que deve amar mais as pessoas, e precisar menos delas. Foi uma leitura libertadora.

3. CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ (C. S. Lewis, Martins Fontes)

Cheio de criatividade, beleza e humor, C. S. Lewis nos alerta para os perigos de tentações que satanás e suas hostes enviam sobre os eleitos.

2. CRISTIANISMO SEM CRISTO (Michael Horton, Cultura Cristã)
 Compre aqui.

Em termos de análise de conjuntura do cristianismo contemporâneo, este talvez seja o livro do ano. Aqui conheci o Deísmo Moralista e Terapêutico, tão comum em nossas igrejas, mas ainda não diagnosticado em muitas delas. Este livro diagnostica vários problemas da igreja contemporânea, dentre os quais o principal é deixar Jesus em um lugar secundário, e nos desafia a voltarmos a um "cristianismo Cristão".

1. INSTRUMENTOS NAS MÃOS DO REDENTOR (Paul Tripp, Nutra Publicações)
Compre aqui.

O meu livro preferido em 2010. Comecei a lê-lo buscando ferramentas para trabalhar no aconselhamento, e terminei como um material de auto-análise, auto-confrontação, encorajamento, e capacitação. Tripp escreve com simplicidade e clareza, ilustra bem os pontos, é muito didático, e nos envolve em seu texto. O conteúdo é importantíssimo para todos os cristãos, pois nos prepara para o ministério pessoal, que todos exercemos. Mais do que técnicas de acompanhar nossos irmãos, somos apresentados a uma teologia da amizade e do aconselhamento, uma antropologia bíblica, uma filosofia de ministério centrada em Jesus, e muito encorajamento para a nossa atuação.

*   *   *
Estes são os meus preferidos do ano. Quais os seus?
 

3 comentários:

  1. Olá, meu caro!

    Parece uma ótima lista. Desses aí eu só li o 7 (Harvey) e o 3 (Lewis). Quanto à minha lista, vou ficar devendo: este foi o ano do fim do mestrado, do casamento, da mudança de Estado, do novo trabalho e de um treinamento pesado (que, aliás, ainda não acabou). Resultado: só consegui ler míseros 14 livros, e não há dez deles que mereçam estar num top 10. hehe

    Obrigado pelas recomendações. Abraços, e um 2011 cheio de boas leituras!

    ResponderExcluir
  2. Allen, caríssimo!
    Tive um ano conturbado. Mesmo assim algumas leituras valeram muito, mesmo as que ficaram pelo caminho. Uma amostra em três exemplos:
    1) As Institutas: 1 e 2 da especial e 1 da clássica.
    2) Dooy: este foi interrompido na metade por causa do trampo, mas o que li foi instigante.
    3) Questões últimas do Nash. Ótima intro à filosofia via cosmovisão.
    No Senhor,
    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Pastor,
    lendo o post parei para pensar nos que eu li.
    Acho que os mais marcantes foram:

    1) Salvo de quê? (R. C. Sproul)
    2) Sexo não é problema - lascívia, sim (Joshua Harris)
    3) O peregrino (John Bunyan)
    4) Com vergonha do Evangelho (John MacArthur)
    5) O legado da alegria soberana (John Piper)
    6) A mensagem da cruz (Martyn Lloyd-Jones)
    7) Nos subterrâneos de Deus (Richard Wurmbrand)
    8) As crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)
    9) Desejo e Engano (Albert Mohler)
    10) O Universo ao Lado (James W. Sire)

    Talvez pudesse citar outros, mas os que vieram logo a cabeça foram esses.
    Abraço!

    Cauê

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.