28 de dezembro de 2009

Em 2010 também

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” Rm 8:28

O ano 2009 chega ao seu final e 2010 se apresenta diante de nós. É momento de agradecer pelas bênçãos recebidas. E de pedir que no próximo ano vivamos dias ainda mais abençoados, segundo a vontade de Deus.

Nesta última postagem chamo sua atenção para a passagem em apreço. Peço que considere a doutrina nela firmemente estabelecida (e corroborada pelo ensino geral das Escrituras) e que extraia dela a confiança necessária para mais um ano de vida, sob a graça do Senhor.

As palavras do apóstolo apontam para o domínio do Senhor sobre tudo. É por um decreto que Deus nos chama para ama-lo. E um decreto de Deus é eterno, soberano, imutável e infalível, portanto não cabe revogação, emendas ou modificações. Não existe força ou poder no universo capaz de alterar um só detalhe no decreto divino.

Este decreto não diz respeito apenas a pessoas, mas a todas as coisas, inclusive todos os eventos, estão sob seu domínio. Deus governa de forma soberana todos os acontecimentos, todas as circunstâncias e todas as pessoas. Nada ocorre à margem de Sua vontade. Se houvesse uma coisinha só fora do controle divino, esta poderia não contribuir para o bem do povo de Deus. E sabemos que por uma ferradura se perde um reino. Todas as coisas somente poderão contribuir para o bem dos escolhidos do Senhor se todas elas estiverem sob seu controle.

Que conforto há nessa doutrina! Todas as coisas contribuem para nosso bem. Um crente no Senhor e na Bíblia não duvida disso. Por maiores que sejam as evidências contrárias a este fato, o fato permanece, visto que é Deus quem fala. O apóstolo diz que sabemos que todas as coisas concorrem para o bem. É um fato reconhecido por quem conhece ao Senhor, cujas dons e vocações sãos em arrependimento. Se sabemos, não duvidaremos quando acontecimentos que não consideramos bons ocorrerem. Pois mesmo sem compreender como, sabemos que servem ao propósito maior de Deus de fazer-nos o bem.

Que neste final de 2009 demos graças a Deus, inclusive pelas coisas ruins que aconteceram, pois serviram ao propósito divino de nos fazer “segundo a imagem de Seu Filho”. Que em 2010 confiemos em Deus mesmo nos momentos mais difíceis, pois através delas Deus estará nos fazendo o bem.

Soli Deo Gloria

Clóvis Gonçalves é blogueiro do Cinco Solas e escreve no 5 Calvinistas às segundas-feiras.

4 comentários:

  1. Caro Clóvis,

    Uma passagem que me chama a atenção nesse contexto, a comprovar a soberania de Deus e o seu pleno governo sobre a criação é Salmos 104: nada escapa ao Seu controle - Deus é de fato soberano, pleno, suficiente e autossuficiente.

    Em Cristo,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Tem razão. Destaco, inclusive, os versos:

    "Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó." Sl 104:27-29

    Que maravilha servirmos um Deus que governa tudo para nosso bem!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Clóvis,

    Eu não podia deixar de dizer: são os versos que mais me chamam a atenção em todo o capítulo. Grande coincidência, pois quase os citei.

    NEle,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,

    Como os jovens dizem: "bateu, é de Deus!".

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.