27 de maio de 2010

Minha bronca com os “tolerantes”

É impressionante como a palavra “calvinista” (ou “calvinismo”) causa asco nas pessoas. Muita gente não quer nem ouvir falar em calvinismo, muito menos nos calvinistas. Motivo? Bem, dizem que somos muito intolerantes. Tanto crentes quanto incrédulos pensam basicamente a mesma coisa a respeito de nós, embora que por ângulos um pouco diferentes. Os não-crentes nos perguntam se somos adeptos daquele “tirano capitalista” de Genebra; os que se dizem cristãos nos perguntam se cremos mesmo naquele “Deus tirano” de Calvino. Ou seja, onde quer que um calvinista esteja ele sempre será alvo do doce vilipêndio dos “tolerantes”. Não é interessante isso?

Mas os calvinistas tem culpa no cartório, sim. São eles que sempre “estragam” as conversas sobre religião. Tudo vai bem até o calvinista dizer que Deus é soberano, que nenhuma folha cai no chão se não for pela ordem divina e coisas afins para que o clima fique tenso. E o intolerante na história sempre será o calvinista, é claro!

Fico me perguntando quando é que essa hipocrisia vai acabar, se é que um dia vai acabar. Os “tolerantes” não suportam um confronto sério com a Verdade, e ainda ficam dando uma de vítima da situação, dizendo que os intransigentes somos nós. Peço a Deus que me livre de ser tolerante para com o erro daqueles que não acatam e aceitam Sua Verdade, mas que Ele igualmente me dê o discernimento necessário para saber onde devo ser flexível – combater as ideias, não as pessoas!

Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Quero aqui dizer fico feliz por esta matéria,pq eu estava me sentindo mto mal,na Igreja que eu congrego, Igreja Batista Tradicional, mto dos irmãos gostam de tomar cervejas,vinho,drinks e contar piadas e mto mais coisas que não convém dizer,e qdo mostro na Palavra oque diz a respeito do assunto eles ficam enfurecidos,sofro por ser calvinista, pq percebo que não são favorável a teologia de João Calvino.E que Deus me de sabedoria p/lidar c/os contradizentes.Amém.

    ResponderExcluir
  2. Rosane,
    Que beber cerveja, vinho ou coisas afins tem a ver com a tolerância em questão? Não é o beber que é biblicamente condenado, mas o embriagar-se. Que tem a ver piadas com tolerância? Não é o humor que é condenado pela Palavra, mas palavras torpes. É possível contar piadas sem ser vulgar. Não confunda a saudável e bíblica "intolerância" calvinista com legalismo. Passamos bem longe disso.
    No Senhor,
    Roberto

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.