17 de dezembro de 2009

Que é o calvinismo? [final]

PRA ENCERRAR A CONVERSA (POR ENQUANTO)

Cinco proposições foram comentadas, na tentativa de descrever o que é, e o que não é o calvinismo:

1. O Calvinismo não é um pensamento intolerante, carrancudo, e elitista
2. O Calvinismo não é um sistema que se alegra com a destruição dos homens
3. O Calvinismo é uma forma de ver Deus
4. O Calvinismo é uma forma de ver o homem
5. O Calvinismo é uma forma de ver o mundo

Estes comentários não têm a pretensão de esgotar o assunto, nem de ser a palavra final em termos de descrição do pensamento reformado. Homens como Spurgeon fizeram um trabalho melhor em sintetizar tudo na máxima: “O calvinismo é o evangelho”.

À guisa de conclusão, como quem vai se preparando pra levantar em uma mesa de café – naquele bate-papo agradável –, cabe destacar cinco princípios da Reforma, que ilustram adequadamente o espírito calvinista:

Sola Scriptura – A Bíblia é a fiel Palavra de Deus, bem como a autoridade final do que crer e como viver.
Sola Gratia – A Graça é a ação Divina em favor de pecadores indignos. A salvação se dá unicamente pela vontade de Deus, a despeito do imerecimento humano.
Sola Fide – A fé é o meio estipulado na Escritura para recebermos a bênção do Senhor. Nenhuma obra pode nos fazer aceitáveis ao Pai, precisamos apenas crer, desistindo de tentar comprar a salvação.
Solus Christus – O objeto da fé precisa ser exclusivamente o Senhor Jesus. Não basta ter apenas fé, mas fé em Cristo. Ele morreu na cruz para salvar pecadores. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm.2.5).
Soli Deo Gloria – A vida do cristão precisa ser vivida somente para a glória de Deus. Todas as circunstâncias são transformadas em momento de adoração, independentemente de sua aproximação com o que é “religioso”. O objetivo de vida do reformado é glorificar a Deus em tudo.

Com as cinco proposições e estes cinco princípios, é possível um vislumbre adequado do pensamento reformado. O espírito calvinista, longe das caricaturas de pessoas malvadas e arrogantes, é de indivíduos que amam a Jesus e à Sua verdade.

É certo que, pelos caminhos da vida, vamos encontrar um ou outro reformado irritante – aqueles “caras de um assunto só”. Têm essa habilidade especialmente aqueles que acabaram de descobrir a fé reformada e precisam falar sobre isso de cinco em cinco minutos. Demos a eles o devido desconto. Em breve descobrirão a amplitude do pensamento reformado, e terão vocabulário bem mais extenso.

Enquanto isso, o resto dos calvinistas aguarda ser percebido como um grupo de servos de Deus, comprometidos com a Sua Palavra e com uma visão de mundo que brota da Verdade Divina.

Quando encontrar um calvinista, você já sabe o que esperar.

* * *

Se você tem interesse em baixar o artigo inteiro - "Que é o calvinismo?" (PDF, 13 p., 96KB), basta clicar aqui.

* * *

Allen Porto é blogueiro do A Bíblia, o Jornal e a Caneta, e escreve às quintas-feiras no 5calvinistas.

Um comentário:

  1. Allen,

    Ótimo resumo. Apesar de termos celebrado 500 anos de João Calvino em 2009, infelizmente nada parece mais estranho aos olhos das pessoas do que definir um calvinista, e a teologia reformada ainda precisa ser descoberta pelo brasileiro. Creio que sua série ajudou a diminuir essa ignorância. Parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.