14 de abril de 2010

Eu acredito em zumbis!

Eles estão em todos os lugares: nos filmes, nos livros, nas histórias em quadrinhos e até mesmo em joguinhos de computador. Uma vez por ano, eles até fazem uma caminhada para se mostrarem a todos, dando mais uma prova cabal de sua existência. Não há como negar: zumbis existem!


O que você talvez não saiba é que estamos cercados de zumbis por todos os lados. Eles podem ser seus vizinhos, seus parentes, seus amigos ou colegas de trabalho. Talvez você mesmo seja um deles e não o saiba! Sim, zumbis não apenas existem, eles são muitos e estão em todo o lugar! Na verdade, é quase impossível que você não se encontre com um deles todos os dias.

Diz a cultura popular que zumbis são pessoas mortas que foram reanimadas. Embora mortos, eles andam, falam e, claro, amam as trevas e aborrecem a luz. São criaturas malignas e, normalmente, usadas por alguém.

Essa definição não é distante da realidade. Afinal, ela descreve exatamente como são as pessoas que não se submeteram à vontade de Deus.

Sem Deus, estamos mortos
Os seres humanos acham que a morte é um evento único, que só enfrentaremos quando a nossa existência física terminar. Na verdade, a morte é algo que todos nós enfrentamos enquanto estamos distantes de Deus. É o que diz o apóstolo Paulo:
Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Efésios 2:1)
Você pecou? Já olhou alguma mulher que não fosse a sua e cobiçou-a? Teve inveja de alguma amiga por causa do marido dela? Mentiu para não apanhar em casa? Xingou alguém ou falou mal dos outros sem razão? Então, para Deus, você morreu.

O pecado não é um capricho divino ou algo sem importância, que não machuca ninguém. Ele prejudica os outros, traumatiza vidas, ofende a Deus...e mata aquele que o comete:
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)
E este problema é universal:
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. (Romanos 3:23)
Segundo a Bíblia, o pecado é a raiz de todos os males que acometem a criação. É graças a ele que adoecemos, envelhecemos e morremos. É por causa dele que produzimos comida suficiente para todos e milhões morrem de fome; que governantes enganam a sociedade ao invés de servi-la e maníacos sexuais matam e estupram adolescentes. O pecado transformou a humanidade em zumbis.

Zumbis são maus e odeiam a luz
Mas o mundo não é habitado por zumbis simpáticos, que só ficam gemendo e vagando por aí sem fazer mal a ninguém. Os homens são maus. E o que é pior: odeiam a luz.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. (João 3:19-20)
A grande verdade é que ninguém suporta a verdade. Ou você conhece alguém que sente prazer quando os seus defeitos são expostos, que ama receber uma bronca quando erra? Não: escondemos a nossa maldade, os nossos erros, as nossas imperfeições. Queremos que todos nos considerem bons e, se possível, perfeitos.

E é por isso que os homens amam mais as trevas do que a luz. As trevas escondem, a luz revela. Ela mostra quem somos de verdade: pecadores miseráveis, mortos espirituais, zumbis horríveis, e não seres humanos em sua plenitude. Depois que a luz nos ilumina uma única vez, jamais seremos os mesmos: ou somos transformados ou mergulhamos de vez nas trevas, tentando esquecer quem somos de verdade.

Deixando de ser zumbi
Contudo, é possível que um zumbi se torne, enfim, um ser humano completo. Trata-se de um processo longo, que leva uma vida inteira e que só será concluído no fim dos tempos. E é muito simples: venha para a luz.

Mas que luz é essa: a do Sol, a elétrica...? Não, eu falo da verdadeira luz: Jesus Cristo.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. (João 1:3-9)
Encontrar-se de verdade com Jesus não é uma experiência agradável no início. Ao irmos na direção daquele que é realmente Santo, tomamos consciência do quanto somos imperfeitos. Cristo nos confronta acerca do nosso pecado, questiona as nossas obras e mostra a nossa maldade, mesmo quando não fala nada. Não é à toa que, quando Pedro entendeu quem era Jesus, atirou-se aos pés do Mestre dizendo: "Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador" (Lucas 5:8).

Ainda bem que Jesus não ouviu a Pedro. A luz resplandece nas trevas, por isso o Senhor lhe disse: "Não temas; doravante serás pescador de homens". (Lucas 5:10). Jesus veio ao mundo para salvar os zumbis, desde que eles creiam n'Ele:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:16-17)
Jesus salvou o mundo quando sofreu o castigo do pecado no lugar daqueles que creem n'Ele:
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)
Por causa do pecado, somos mortos-vivos. Andamos, respiramos, comemos, até nos reproduzimos...mas estamos mortos para Deus e sujeitos ao poder da morte. Jesus veio ao mundo, não para fazer curas e milagres ou belos discursos; Ele veio morrer, sofrer em nosso lugar o justo castigo pelos nossos pecados.

Mas Jesus morreu...e ressuscitou! E nós também vamos ressuscitar, não mais para sermos como zumbis. Seremos homens de verdade.
Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:21-22)
Contudo, nem todos querem experimentar essa realidade. Nem todos creem em Cristo e acreditam que Ele é o Senhor de todos, o Filho de Deus que morreu pela humanidade. Preferem permanecer zumbis. E aí, fica a advertência divina:
Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (João 3:36)
Luz ou escuridão: qual caminho você irá seguir?

Um comentário:

  1. Helder,

    De fato, sua abordagem "surpreendeu" a todos (rsrs!).

    No quartel, quando o soldado tá meio grogue (sonolento, disperso, em off), a gente diz que ele tá "zumba" (uma forma mais humorística de dizer que ele tá zumbi). Você tem razão: os zumbas, ops, zumbis estão mesmo por todos os lugares!

    Ótima abordagem a sua, meu caro.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.