26 de novembro de 2010

Amor a verdade e ódio aos inimigos?

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?

Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. (Mateus 5:38-48)
Na última quarta-feira, dia 24, cerca de 500 pessoas fizeram um protesto contra a homofobia em frente à Universidade Presbiteriana Mackenzie. A manifestação foi convocada como uma resposta a carta publicada pelo chanceler da universidade, Rev. Augustus Nicodemus Lopes, reproduzindo a posição da Igreja Presbiteriana do Brasil sobre o PL 122, que criminaliza a homofobia. Quando as críticas ao Mackenzie começaram, vários blogueiros evangélicos publicaram textos de apoio ao Rev. Augustus, inclusive o 5 Calvinistas.

Mas, a partir daí, percebo uma certa divisão. Em alguns blogs, como o iPródigo e o Voltemos ao Evangelho, o amor a verdade não exclui o amor que é devido aos homossexuais. No entanto, outros blogs apenas manifestam a desaprovação ao homossexualismo, em um tom de ataque e achincalhe desnecessário, mostrando muito zelo pela verdade, mas pouco amor ao "inimigo". Quem lê os textos fica com a impressão de que todos os homossexuais são inimigos, e dos piores, merecendo menos respeito e consideração que todos os outros seres humanos. Pelo menos eu tive essa impressão.

Entendo que os cristãos devem amar a Deus antes de amarem ao próximo. Isso inclui uma defesa apaixonada, mas racional, dos ensinos contidos na Bíblia. Todavia, entendo também que o amor ao Senhor não é incompatível com o amor ao próximo, mesmo que ele se coloque como um inimigo da fé ou da Escritura. É ordem de Jesus que o amor inclua a todos, mesmo os inimigos. Mas, para que isso aconteça, os cristãos devem aprender algumas lições.
Na cruz, Jesus morreu para salvar seus inimigos: nós!

A primeira é a de que não devemos devolver o mal com o mal. Quando Jesus diz aos cristãos para darem a outra face e não resistirem ao perverso, Ele diz que os filhos de Deus não devem agir no princípio do "olho por olho" quando lidam com seus inimigos em suas vidas pessoais. Se somos xingados, não devemos xingar de volta. Se fazem protestos na nossa porta e não querem nos ouvir, isso não é desculpa para que façamos o mesmo. O dever do cristão é agir melhor do que o seu inimigo ou ofensor. Na hora de defendermos a verdade, nossa resposta não deve ser tão baixa quanto a de nossos adversários.

Outra lição a ser aprendida é que devemos devolver o mal com o bem. Se somos ofendidos e odiados, devemos devolver com amor, ainda que seja o amor firme da repreensão e do confronto respeitoso. Se nos perseguem, devemos orar, pedindo ao Senhor que leve as pessoas ao arrependimento. Se nos ignoram, a nossa resposta é a saudação. Em nossos embates, a meta não é só mostrar a superioridade intelectual do ponto de vista bíblico, mas também a de ganhar o oponente para Cristo. O amor à verdade também é buscar ganhar o coração e a mente dos opositores.

Por fim, o amor ao inimigo deve ser visto como parte da perfeição divina. Há quem defenda que Deus não ama a todos os seres humanos, mas essa ideia se choca com o ensino de Jesus no Sermão do Monte. Por que devemos amar aos inimigos? Seria pelo valor intrínseco da dignidade humana? Não. A resposta de Jesus é: para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste. Devemos amar aos nossos inimigos assim como Deus ama, fazendo o bem a todos, mandando chuva sobre justos e injustos. Cumprir este mandamento é um pré-requisito para que nos tornemos perfeitos, assim como Deus é.

Preocupa-me muito quando vejo evangélicos, que se dizem reformados, atacando os militantes pró-PL 122 sem mostrarem qualquer preocupação evangelística neste ataque. Preocupa-me muito quando vejo o homossexualismo ser condenado e não vejo blogueiros oferecendo alternativas ao pecado. Não vejo o amor ao inimigo em atitudes como essa.
Asia Bibi: cristã paquistanesa
condenada à morte  por blasfêmia

Preocupo-me ainda quando vejo blogueiros atacarem a militância gay com uma virilidade muito maior do que condenam os Estados que condenam cristãos à morte, como está acontecendo com a paquistanesa Asia Bibi. Defender a causa LGBTT é mais grave do que condenar cristãos à morte? Fala-se tanto na liberdade religiosa, mas por que não nos mobilizamos pela campanha Free to Believe, da Missão Portas Abertas? Onde estão os nossos manifestos pela liberdade religiosa dos cristãos perseguidos? Vamos sim defender a liberdade religiosa no Brasil nos colocando contra o PL 122, mas também vamos defender os nossos irmãos.

A apologética (defesa da fé) há sim que ser firme e sem concessões indevidas. Mas ela também precisa ser amorosa. A igreja não deve apenas condenar os pecadores, sejam eles quem forem. Precisa orar por eles, bendizê-los, tratá-los melhor do que eles nos tratam. Que possamos aprender com Jesus a conciliar o amor à verdade com o amor aos nossos inimigos de fé.

Quem quer saber de quem estou falando, pode ler outro post meu aqui.

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

2 comentários:

  1. É impressionante como existem cristãos que agem de forma tão contraditória. Falam do amor de Deus, mas esquecem de amar, ou simplesmente, não querem amar.
    Jesus diz em João 8:32
    "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
    Temos sim que mostrar a verdade para àqueles que não a conhecem, para que sejam libertos do pecado. Entretanto Jesus fala em João 13:34,35
    "Que vos ameis uns ao outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
    Nisto conhecerão todos que sois meu discípulos: se tiverdes amor uns aos outros."
    Que exercitemos o amor...

    ResponderExcluir
  2. Helder,

    Excelente seu texto. Embora não tenha precebido, de forma representativa, um mal com o mal e não um bem pelo mal nos blogs que li, o fato é que precisamos lembrar que o homossexualismo é pecado, mais não é o pecado e nem mesmo o maior pecado. E que o homossexual é pecador, mas não mais pecador que o glutão e o adúltero.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.