31 de outubro de 2009

Apresentação

Hoje é dia 31 de outubro. E a data não poderia ser mais propícia!
-------------------------------
Há alguns dias estávamos eu e o Leonardo conversando via mensageiro instantâneo, quando ele sugere, meio que de sopetão:
- Que tal um blog por nome de “5 calvinistas”?
Antevendo a idéia, conhecendo alguns blogs calvinistas e percebendo a possível soma de forças para a divulgação da fé reformada, gostei e aceitei de pronto! O trocadilho do nome, a óbvia referência aos 5 Solas da Reforma (Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria) e também aos 5 pontos do Calvinismo (depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos; pontos que não esgotam as doutrinas da graça, vejam bem!) também me soaram geniais. Conversamos um tanto sobre os objetivos do blog e quem seriam os cinco encarregados de levar a idéia a cabo. Entre nós, não foi difícil chegar a um consenso sobre os nomes. Agora era ver se os outros topavam! O Leonardo então se encarregou de enviar o convite, que assim resume os objetivos do blog:
Caros amigos,
Estou convidando vocês a serem membros do novo blog que pretendo criar, por nome de “5 Calvinistas”. A idéia do blog é:
  1. compartilhar textos próprios;
  2. para reflexão, debate (no bom sentido do termo) e, é claro, edificação;
  3. ser mais um meio de divulgação da fé reformada na internet.
Estou convidando vocês porque percebo seriedade e comprometimento com as doutrinas da graça nas publicações dos seus respectivos blogs. Conto com a ajuda dos irmãos para aperfeiçoarmos o blog como um todo, da estética (template, layout, etc.) à teologia, ainda que venhamos a diferir em alguns pontos.
Um abraço a todos!
Porque “um cordão de 5 dobras não se arrebenta com facilidade” (parafraseando Ec 4.12).
À medida que as confirmações iam chegando, juntamente com o consenso sobre os nomes uns dos outros, ficamos felizes. Pois isso nos confirmava o potencial da idéia. Assim, criamos este blog e, enfim, os 5 Calvinistas nos apresentamos. Importante dizer, antes disso, que não consideramos os muitos ou poucos títulos definidores de quem somos. Nossa apresentação é apenas uma apresentação. Pois nada temos em nós mesmos que seja digno de honra ou louvor. Não passamos de pecadores redimidos pela graça. Mas Deus nos permita cumprirmos o propósito de sermos instrumentos em Suas mãos e este blog uma ferramenta para proclamar a Verdade. Para a glória do Senhor!
Os 5 Calvinistas:
  • Allen Porto, editor do blog A Bíblia, o Jornal e a Caneta: Membro e integrante da equipe pastoral da Igreja Batista Renascença em São Luís, MA, é bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Reformada (INSTER), especialista em História da Igreja pela Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef), mestrando em Teologia Filosófica pelo Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ - Mackenzie), e bacharel em direito pelo Centro Universitário do Maranhão (uniCEUMA).
  • Clóvis Gonçalves, editor do blog Cinco Solas: Membro da Igreja O Brasil Para Cristo, em Medianeira PR, é bacharel em teologia pelo Instituto Bíblico O Brasil Para Cristo, lecionando na extensão deste instituto na sua igreja. É também Tecnólogo em Alimentos e possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, atuando como Auditor de Qualidade e Processos em uma empresa de alimentos.
  • Helder Nozima, editor do blog Reforma e Carisma: É pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília, com diploma convalidado junto ao Ministério de Educação pelo Centro Universitário Filadélfia (Unifil). É pós-graduado em Teologia Urbana pela Unifil e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). É também ex-editor executivo do radiojornal "Voz do Brasil", no noticiário do Poder Executivo. Atualmente trabalha como oficial de chancelaria no Ministério das Relações Exteriores e auxilia no pastorado da 1ª Igreja Presbiteriana de Águas Claras.
  • Leonardo Bruno Galdino, editor do blog Optica Reformata: É sargento do Exército Brasiliero, da Arma de Engenharia, formado pela Escola de Sargentos das Armas (Três Corações-MG). Atualmente, é membro da Primeira Igreja Presbiteriana em Santarém-PA, onde atua como professor de Escola Dominical.
  • Roberto Vargas Jr., editor do (extinto) blog "Roberto Vargas Jr.": É membro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
Esperamos que esta diversidade de origens e filiações denominacionais, de conhecimentos e experiências de vida, de ênfase e estilos, unificada na Verdade pelas doutrinas da graça como expressão do Evangelho possa bem servir ao Senhor e à Igreja, pela edificação do Corpo de Cristo, nosso Senhor e Salvador. A Ele sejam a glória, a honra e o louvor eternamente! Amém!
-------------------------------
A data para o lançamento e a divulgação deste blog não poderia ser mais propícia! Pois hoje, dia 31 de outubro é o Dia da Reforma!
A Reforma não se refere apenas à religião. De fato, ela foi um movimento sobretudo religioso, mas deixou sua marca também nos eventos políticos, sociais, culturais e econômicos posteriores. De tal forma que Mondin afirma que “a Reforma Protestante é daqueles acontecimentos que assinalam o fim de uma época e o começo de outra” (MONDIN, B. Curso de filosofia, vol. 2. 9. ed. São Paulo: Paulus, 2003. p.27)...
Mais falaremos de Reforma ainda hoje. Por hora, este blog, reconhecendo a dívida que temos com eles, faz de si mesmo uma homenagem aos reformadores neste dia!
SOLI DEO GLORIA!

7 comentários:

  1. Prezados irmãos,

    Esta foi uma ótima iniciativa, pois vivemos uma época de subversão do Evangelho de Cristo (o verdadeiro). Tantos quantos se juntem para propagar a verdade das Escrituras estarão exercendo um nobre mister. Obviamente não ajuntarão tesouros na terra - ao contrário do que pregam os "teólogos" da prosperidade e do triunfalismo - mas, quiçá, alguns tesouros para a eternidade.

    Tenho certeza que muitos serão alcançados e abençoados por essa iniciativa, inclusive eu!

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Paz Clóvis e CIA,

    Muito relevante a iniciativa. Que Deus abençoe a vida de todos vocês e que este portal na web seja enriquecedor em nossas vidas, para a glória de Deus somente.

    Podem contar conosco!

    Marcos Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gente,
    Gostei muito da iniciativa.

    Deus abençoe vocês e este espaço,
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Caros Ricardo, Marcos e Daniel,
    Agradecemos muitíssimo o incentivo.
    É isso! Estamos tanto felizes quanto ansiosos, tanto agradecidos quanto dispostos. E colocamos este blog, assim como os nossos individuais, à disposição do Senhor para Sua glória somente!
    Deus os abençoe!
    No amor do Eterno,
    Roberto

    ResponderExcluir
  5. Roberto,

    Obrigado por ter atendido ao meu pedido de escrever a apresentação do blog, num momento que estive totalmente impossibilitado de fazê-lo. Ficou excelente! Não ousarei acrescentar NADA ao que você escreveu (rsrsrs!).

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho por apreço o Evangelho do Reino e toda a iniciativa de propagá-lo, compreendi que o Calvinistas é esta ferramenta, por isso eu mesmo deixei-o como link no meu próprio blog, para que meus amigos leitores desfrutem das riquezas contidas que pude enchergar em cada postagem. Sejam bem vingos a blogsfera, e oramos para que vossas lutas sejam nossas em Cristo, ainda que em agruras.

    ResponderExcluir
  7. José Eduardo,
    Seja bem vindo a este espaço. Que sirvamos ao Rei pra Sua glória!
    Em Cristo,
    Roberto

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.