17 de agosto de 2011

Pequenas ações não vão mudar o mundo!

Uma das boas coisas que eu aprendi no Jornalismo foi a de rejeitar respostas ou propostas simples demais. Especialmente quando o assunto é complexo. O bom repórter precisa ser um pouco "teórico da conspiração" e buscar sentidos ocultos (mas plausíveis) por trás de cada fato ou declaração. Infelizmente, muitos jornalistas não fazem isso.

Mas abraçar o simplismo não é exclusividade de jornalistas. Embora eu considere que todos, sem exceções, caem às vezes neste erro, penso que a turma do "politicamente correto" é a que mais cai neste conto do vigário. Se for evangélico então...aí as probabilidades chegam a quase 100%.

E poucas frases ilustram melhor esse simplismo do que a frase "pequenas ações podem mudar o mundo". Não é que eu seja contrário a ideia de que cada um faça a sua parte. Mas irrita-me uma certa ingenuidade estúpida de quem se esconde atrás das ações para não pensar. Pequenas ações só são transformadoras quando movidas por grandes pensamentos.
E isso também acontece em outros jornais e revistas, de todos os tipos.

Imagine, por exemplo, um grupo de pessoas que distribui sopa aos carentes. Se elas são evangélicas, em tese, fazem isso para minorar o sofrimento dos outros e evangelizar, usando o alimento físico como um meio de falar de Jesus, o alimento espiritual. Se elas são espíritas, estão fazendo isso para alcançarem a evolução de seus espíritos e despertarem os mais pobres para a necessidade de evolução. O evangélico e o espírita, embora movidos pela religião, vão em direções opostas. O evangélico, por exemplo, considera que a caridade do espírita ajuda os necessitados a irem para o inferno (já que eles podem se inclinar ao espiritismo). E talvez algum ateu condene os dois grupos por usarem a comida como instrumento de alienação dos pobres.

O que isso mostra? Simples: os pensamentos que estão por trás das ações é que determinam a mudança.

Mas há evangélicos que não veem assim. Com preguiça de pensar, condenam os que debatem, os que assumem posicionamentos fortes e se preocupam em viver a sua fé dentro de uma determinada visão de mundo. Chegam quase a dizer algo do tipo "enquanto você perde o tempo pensando, você deveria fazer pequenas ações que mudam o mundo". Amar o próximo, chorar com os oprimidos, fazer caridade, porque essas são as coisas que importam.

Só que eles não percebem que há uma ideologia por trás de cada ação, e que é essa ideologia que determina para onde estamos indo. Eu posso comprar alimentos orgânicos para cuidar da minha saúde ou como um manifesto para acabar com o uso de agrotóxicos. O problema é que a produtividade agrícola cairia muito sem os agrotóxicos, o que faria o preço dos alimentos subir. Só que o ecoxiita cristão (e não-cristão) não quer discutir isso com você.

A Bíblia mesmo ensina que somos mudados é pela renovação da nossa mente:
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Se a mente, ou seja, se o nosso intelecto, se o nosso pensamento, se isso for mudado, nós mudaremos. Mais do que isso: o mundo pode mudar se muitos tiverem as mentes transformadas por Cristo.

Refletir não é perda de tempo. Uma pessoa que só quer fazer pequenas ações pode até ser bem-intencionada, mas está sendo superficial. Precisamos sim encaixar nossas ações dentro de uma cosmovisão (forma de ver o mundo) de modo consciente. É à luz da Bíblia que verdadeiros cristãos analisam a caridade, a política, a arte, a ecologia e tudo o mais. E isso deveria ser ainda mais forte em cristãos que se dizem reformados, herdeiros da tradição teológica representada por João Calvino e os puritanos.

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

2 comentários:

  1. Que voadora com os dois pés nos peitos, Nozima! Me serve para refletir o quanto nós precisamos estar sempre nos renovando e refletindo à luz da palavra de Deus para não estarmos fazendo pequenas coisas por nós mesmo.
    Muito obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Amei o artigo. Concordo em gênero, número, e grau. Precisamos todos os dias, pedir a Deus que nos direcione sempre mais no caminho da reflexão.
    Agradeço a ELE por lhe inspirar a escrever este artigo.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.