11 de julho de 2011

Enfrentando as 10 dificuldades do calvinismo

Apóiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniqüidade. Is 59:4

Azenilto Gama compila o que chama de 10 Principais Dificuldades do Sistema Calvinista, as quais considera suficientes para fazer com que qualquer calvinista coerente mude de posição. Mas, quem é Azenilto Gama? Conheço-o de longa data, tivemos alguns longos debates sobre adventismo, mas se interessar, recomendo que faça uma busca no Google para descobrir mais sobre esse adventista que gosta de ser chamado de professor. Segue uma resposta ao seu artigo, o qual aconselho ler, uma vez que respondo sem transcrever o que ele disse.

1. A eleição não é cristocêntrica. A doutrina da eleição é cristocêntrica na medida que a eleição é feita em Cristo. Aos Efésios 1:3-6 diz que Deus “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” o que inclui obviamente a eleição, pois “também nos elegeu nele antes da fundação do mundo”, e também “nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo” e nos “nos fez agradáveis a si no Amado”. Bem ao contrário do que Azenilto diz, a Bíblia afirma que a eleição pré-temporal é cristocêntrica.

2. Jesus não é o ponto de partida da eleição. Os eleitos são um presente do Pai para Jesus. “Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos” (Jo 10:29). Quando alguém resolve presentear alguém, o ponto de partida é a pessoa presenteada, não o presente em si. Ninguém compra um presente para dar a alguém, sem pensar nesse alguém em primeiro lugar.

3. Deus é a causa do pecado. Deus não peca, mas o pecado só existe porque Deus quis que existisse. “Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas" (Is 45:7). Negar que Deus decretou a existência do mal é admitir o dualismo, e que Ele não pôde evitar o mal quando este surgiu no coração de Satanás.

4. É uma doutrina que não pode ser pregada. Jesus ordenou a pregação do evangelho, dizendo “vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Mc 16:15). Ele também especificou o conteúdo da mensagem: “Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’” (Mt 10:7). A doutrina da eleição pode, e tem sido pregada, basta ler alguns sermões de Spurgeon e de alguns reformados de hoje na Internet e concluir que é uma mensagem frequente em púlpitos reformados. Quanto a pregar a condenação, seguimos o exemplo do mestre: “Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão” (Lc 13:3)

5. Apresenta Deus não amoroso e injusto. A Bíblia diz que Deus “em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” (Ef 1:5). Os crentes são descritos “como povo escolhido de Deus, santo e amado” (Cl 3:12) e de fato “sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu” (1Ts 1:4). Mas o amor de Deus pelos eleitos não implica que Ele seja injusto com os réprobos. Depois de citar as palavras de Deus “amei Jacó, mas rejeitei Esaú” (Rm 9:13), Paulo pergunta “e então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!” (Rm 9:14). Isto deveria bastar para os que acham que o Deus que elege não é amoroso nem justo.

6. Se não é, parece fatalismo. Fatalismo obedece a uma lei necessidade cega e impessoal. A predestinação é o decreto de um Deus pessoal, infinitamente sábio, justo e bom. “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada” (Is 46:10) só é fatalismo para quem exclui Deus e se entrega ao acaso cego.

7. Torna a história irrelevante. Sem um Deus soberano governando, a História não passa de um emaranhado de acontecimentos sem sentido e sem propósito. A esperança futura pode ser um pessimismo trágico ou um otimismo utópico, tanto faz. Mas, se cremos num Deus que decreta e governa todas as coisas de forma infalível, então podemos ter certeza de que o que Ele decretou vai se cumprir. E em meio ao emaranhado de eventos, vemos o trem da história seguro para o propósito, o telos que Deus determinou: “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada” (Is 46:10). Somente um Deus no trono confere sentido à História.

8. Distorce o sentido da ação humana. Sendo a fé um dom de Deus, como diz Ef 2:8, “vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. O homem poderia ter o mérito de renunciar os próprios esforços, se estivesse vivo espiritualmente para se esforçar, mas o fato é que Deus “deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos” (Ef 2:5). Logo, toda glória é dada a Deus.

9. Inspira um falso senso de segurança. Embora a Bíblia nos diga “empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão” (2Pe 1:10), sabemos que nossa segurança não depende de nossa experiência, mas do fato de que somos “protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo” (1Pe 1:5), vale dizer, fomos “chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo” (Ef Jd 1:1). O crente não se fia em si próprio, mas sabe que “Aquele que os chama é fiel, e fará isso” (1Ts 5:24).

10. Os frutos não tem sido bons. Contra o calvinismo, tem-se apresentado fatos como a execução de Serveto e o regime do Apartheid, entre outros. Os calvinistas não negam essas manchas históricas, mas as colocam sob a perspectiva correta e lembram de outros tantos bons exemplos apresentados por calvinistas. Não é o caso de enumerá-los aqui, pois uma doutrina não se prova dizendo que Madre Tereza a esposava, nem se refuta dizendo que Hitler acreditava nela. A verdade se prova biblicamente, “pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade” (2Co 13:8) ou, para citar um verso caro aos adventistas, “se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” (Is 8:20). E no arrazoado do professor, sobrou frases sem sentido e faltou fundamentação bíblica.

Soli Deo Gloria

Clóvis Gonçalves é blogueiro do Cinco Solas e escreve no 5 Calvinistas às segundas-feiras.

10 comentários:

  1. Eu não entendo como as pessoas querem ter créditos na salvação. O texto acima está muito bem elaborado e com todoas as referencias do enunciado. A doutrina de Calvino é a mesma dos Pais da Igreja, ela Humilha o homem e exalta a Deus.
    Não li o texto de Azenilto Gama, porém tenho a certeza que igual a todos que li contra o calvinismo, deve ter o mesmo blá blá blá, e nada de concreto.
    Muito bom Clóvis, gostei de sua postagem, igual sempre gosto de todas as outras desse blog.
    Só uma observação:faltou sublinhar o tópico 4.

    A Graça e a Paz

    ResponderExcluir
  2. Adelson,

    Soli Deo Gloria.

    Obrigado por suas palavras e pelo toque sobre o item 4. Corrigido.

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Uma outra grande dificuldade do calvinismo é ele que usa como um dos seus principais pilares de sustentação Romanos 9.

    O problema é que feito um mal uso desse texto.

    Romanos 9, 10 e 11 tratam de um mesmo assunto: a rejeição de Israel!

    Vamos à Bíblia:

    ROMANOS 9

    "Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

    tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

    Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

    o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas."

    ROMANOS 10

    "Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

    Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento."

    ROMANOS 11

    "Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

    Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?"


    Uma leitura livre de pressuposições deixa claro que o endurecimento a que Paulo se refere é do povo de Israel:

    "Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

    Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

    Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

    E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.

    Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?

    Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios."


    Paulo chama esse endurecimento de mistério:

    "Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios."


    E Paulo finaliza o capítulo 11 falando da situação de judeus e gentios:

    "Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles,

    assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês.

    Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos."


    Usar Romanos 9 para justificar eleição e reprovação de pessoas é um péssimo uso do texto.

    ResponderExcluir
  4. Amado André....
    Gostei do seu argumento, porém é o único que eu ouço de todas as pessoas anti-cavinistas.
    Por tudo que você apresentou é uma pessoa bem estudada na palavra de Deus. Gosto desse blog e das pessoas que debatem aqui(você por exemplo), e procuro me espelhar em todos. Portanto, se não queres aceitar o texto de Rm.9, leia Ef.1. 1-14, Ef. 2 8-9 e Ap. 13, 8, são os que me lembro agora, e tente repensar um pouco mais a respeito do assunto.

    A Graça e a Paz

    ResponderExcluir
  5. A paz irmão Adelson,

    eu não sou anti-calvinista. O fato de eu não concordar com um sistema de interpretação da Bíblia (no caso o calvinismo) não me faz, necessariamente, um oponente do calvinismo.

    Mas vamos aos textos:

    Efésios:

    "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

    Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade"

    Aqui é dito que Deus nos escolheu EM CRISTO e em amor nos predestinou para adoção de filhos POR MEIO DE JESUS.

    Mais a frente Paulo diz:

    "Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa"

    Depois que OUVIRAM e CRERAM foram selados com o Espírito.

    Em seguida diz:

    "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus"

    Em nenhum outro lugar Paulo diz que a fé e um dom de Deus. A vida eterna sim é um dom gratuito de Deus!

    A fé não é obra humana, mas o meio estabelcido por um Deus soberano para salvação dos homens:

    "Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus.

    Que diz a Escritura? "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça".

    Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

    Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça."


    Quanto ao texto de Apocalipse:

    "Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo."

    Em apocalipse 3:5 diz que o que vencer terá o seu nome permanentemente escrito e será confessado por Jesus diante do Pai:

    "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

    Jesus disse em Mateus:

    "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

    Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus."



    A respeito de alguns judeus, João escreveu no capítulo 12:

    "Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

    pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus."

    ResponderExcluir
  6. Amado André....

    Como disse antes, me espelho em pessoas estudadas que é o seu caso e de muitos que conheço, ainda sou jovem e com pouco conhecimento biblico.
    Deixa-me ver se entendi o que você quiz dizer.
    Que a fé está em todos,certo? mas e quando no versículo 1 de Ef.2, como um morto pode ter fé?
    Se um morto nem pode ser enterrado, sem que alguém o leve ao cemitério. Como um morto pode ter fé em algo ou alguém?
    Eu quero saber qual a versão da sua Bíblia quanto ao texto de Jo. 12, 42, pois, penso que há diferença entre Crer e Fé. Responda para que possa lê-la.a crença está ao alcance de todos sim, já a fé não, Hb 12, 1-2. Ele que efetua a Fé em cada um que Ele deseja.
    Por último, quero dizer-lhe algo simples, meu Deus é onipotente,onipresente e onisciente sendo assim tendo esta última caracteristica, nada que fazemos O surpreende, então quer dizer que tudo o que acontece em todos, Ele já sabe antes de nós fazermos.
    Amado André, não sei se você leu o meu primeiro comentário, então vou repetir e você pode conferir"A doutrina de Calvino é a mesma dos Pais da Igreja, ela Humilha o homem e exalta a Deus.", sendo assim, eu penso ser salvo porque Deus me escolheu e não escolhi Ele.
    Obrigado pela atenção.
    Desculpe se estiver postado algo errado, tenho menos de 1 ano de estudo.

    A Graça e a paz.

    ResponderExcluir
  7. André,
    Já disse em outro lugar que considero este debate, para além de inútil, chato. Assim, deixo qualquer resposta teológica a cargo do gentleman dos 5C.
    Aqui cabe apenas dizer que, à parte de sua interpretação ser muito forçada, sua argumentação, que é sobre o que chamo atenção, carece de força. Alguns pontos:
    1) Escolher em Cristo e por meio dEle reforça e não enfraquece o argumento calvinista. (Até porque o texto tem aquela ênfase no "escolher antes" "antes da fundação...".)
    2) Não foi "depois", mas "quando". (E pela promessa de um plano eterno.)
    3) O fato de se dizer algo uma única vez não faz deste algo não dito. E se dito, então dito. Portanto, pois se dito cremos, cremos como dito.

    O resto, como eu disse quanto ao tipo de debate, é cansativo.
    A Cristo a glória!
    Roberto

    ResponderExcluir
  8. Roberto,
    Eu não comentei mais no seu blog para evitar que vc me acusasse de ser seu espinho na carne...rss
    Não por causa dos meus argumentos, pois vc já deixou bem claro o que vc pensa deles, mas por causa do cansaço em ficar dizendo as mesmas coisas que vc já deve ter dito milhares de vezes.
    Expus o que penso sobre esse assunto e não me arrependo disso. Tenho certeza daqueles que estão firmes em sua convicção acerca do calvinismo tiram de letra os pensamentos contrários.

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Irmão adelson,

    como o Roberto disse acima, essa é uma discussão chata. Eu apenas expus o meu entendimento acerca de um tema tratado, só isso. Existem vários outros temas que poderíamos abordar em que estaríamos unidos no mesmo pensamento.

    Outra coisa, dentre os pregadores que eu mais admiro dois são calvinistas: Jonathan Edwards e Martin LLoyd-Jones. Gosto muito dos puritanos pela sua teologia prática. Gosto da clareza de pensamento do pastor calvinista John Piper. Um dos livros que li várias e várias vezes foi de um calvinista: John Owen. Li quase todos os livros traduzidos do teólogo calvinista R.C Sproul...

    Estou dizendo isso para mostrar que não sou anti-calvinista. Apenas tenho uma visão formada sobre como abordar a Bíblia que não se coaduna com a de Calvino. Só isso.

    abs!

    ResponderExcluir
  10. Amado André....
    obrigado pelas suas idéias, agora notei que não é anti-calvinista, obrigado pelo tempo que gastou para responder minhas perguntas e argumentar sobre meus comentários, também penso que isso é cansativo, chega a ser um caminho sem fim.
    Então como não vamos chegar a lugar algum, paramos por aqui.

    Abraços

    A Graça e a Paz

    A Graça e a Paz

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.