5 de novembro de 2009

QUE É O CALVINISMO? [0]

Você talvez tenha aparecido neste blog a partir de contatos já estabelecidos com o pensamento reformado (neste texto, calvinista será usado como sinônimo de reformado), mas é possível que você tenha “caído de paraquedas” aqui, vindo de alguma busca no google, ou um link sobre o qual achou legal clicar.

Assim, ao perceber o nome, pode ter estranhado um pouco. 5 calv... o quê?

Existe ainda a possibilidade de, na tentativa de entender o que é isso, você tenha pesquisado em algum livro de história do ensino médio, ou mesmo na internet, encontrando afirmações bizarras sobre João Calvino ser um “ditador” em Genebra , ou sobre os calvinistas ingleses – os puritanos – serem intolerantes e carrancudos, ou sobre a crença de que apenas os ricos foram eleitos para a salvação, enquanto os pobres devem ir para o inferno.

Nenhum desses exemplos, comuns por aí, diz a verdade sobre o calvinismo. É assim que vamos, em 5 proposições (para fazer jus aos 5 calvinistas), dar algumas dicas sobre o que não é, e sobre o que é o calvinismo.

Fiquem ligados nos próximos posts! Ou como diriam os filmes e seriados: continua... (to be continued...)

7 comentários:

  1. Allen,

    Muito boa essa sua iniciativa de escrever sobre o que é o calvinismo. Isso será ótimo, pois creio que demolirá toda essa caricatura que se tem feito por aí com relação às Antigas Doutrinas da Graça. Saiba que estou ansioso pra conferir suas postegens sobre o assunto. Aliás, esse é um dos objetivos deste blog, como eu e o Nozima estávamos conversando recentemente.

    Manda ver, camarada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Calvinistas, eu gostava mais da outra letra na imagem de cabeçalho do blog.

    ResponderExcluir
  3. Ivonete,
    Atravessei a moderação e o comentário do Allen (autor da postagem) e do Leonardo (autor do banner) porque também gostei mais da outra fonte. Mas ninguém gostou do outro "5". O Leonardo explicou que para trocar o "5" a fonte do "Calvinistas" tinha que mudar também. Mas ele não me explicou o porquê! rsrs
    A palavra está com ele agora! rs
    No amor do Senhor,
    Roberto

    ResponderExcluir
  4. Ivonete e Roberto,

    De fato, a fonte para a palavra "calvinistas" estava um pouco mais "moderna" e despojada, digamos, mas ela não combinaria com o 5 que foi concebido. Saibam que eu também gostava mais daquela outra fonte (do "calvinistas") também, mas, em nome da estética (rsrs), tive que sacrificá-la. Tentei de todas as formas possíveis mantê-la, mas, infelizmente, não deu. Podem acreditar, ela ficaria muito esquisita com os outros 5 disponíveis (pelo menos a meu ver). Mas gostei também dessa fonte nova. Como ela é mais "gorda" do que a anterior, fica mais fácil pra mim trabalhar a imagem no Photoshop depois. Estou aberto a sugestões de todos os que desejam contribuir não apenas com a teologia deste blog, mas com a sua estética (layout, template, etc) também!

    Obrigado pelas observações, e prometo que tentarei melhorar o que for possível.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Só para fazer justiça ao 5 esquisito: eu gostei dele. Parece que a primeira pessoa a não gostar foi a esposa do Roberto, daí ele para agradá-la disse que também não gostou e... bom, fui voto vencido.

    De qualquer forma, gostei do banner atual... exceto do 5, hehe

    Clóvis

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs
    Clóvis, eu já não tinha gostado do "5", mas como sou relaxado, ia deixar passar. Quando a Raquel reclamou, que poderia eu fazer? Tive que botar ordem na casa! rsrsrs
    NEle,
    Roberto

    ResponderExcluir
  7. Caros inconformados (rsrs),

    No princípio, era aquele 5 com cara de "colchete pós-moderno" (Allen), que foi consertado, mas que o Clóvis não gostou da troca (eu também achava legal o anterior, mas como a coisa é democrática... rsrs!). E a esposa do Roberto ainda deu uma "ajudinha" (o Roberto falou que era melhor confiar no senso "estático"[sic - acho que ele quis dizer estético] das mulheres - rsrs).

    Depois, vem um e implica com a nova fonte que usei para "calvinistas". Confesso que, de fato, a antiga era melhor, mas os motivos para tal troca eu já expliquei em comentário acima.

    Por último só falta alguém dizer que precisa mudar o esquema de cores do blog, o template, etc, o que acarretaria para o velho Galdino aqui fazer um outro banner totalmente diferente. Afinal de contas, o que vocês querem, meus caros (rsrsrs!)?

    Abraços e risos!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.