16 de dezembro de 2010

Limpe a montanha!

Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?

Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais.

Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel.

Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes. (Josué 17:14-18)
Já imaginou como seria se as coisas boas da vida viessem sem muito esforço? O sonho de ganhar muito sem ter que passar por grandes lutas é o que faz com que tantas pessoas apostem na loteria, por exemplo. Só acertar uns números...e se ganha, de uma vez, o dinheiro de toda uma vida. Ah, não seria bom se fosse assim com todos?

Mas a verdade é que as grandes bênçãos, quase sempre, são acompanhadas de grandes lutas. Uma carreira profissional bem-sucedida depende do esforço nos estudos, na conduta no trabalho e até mesmo no empenho em construir uma boa rede de relacionamentos. Os atletas ganham medalhas depois de intensos treinamentos. Até mesmo para se conquistar (e manter) o amor da vida, é preciso um esforço, seja para atrair a pessoa amada, seja para superar os(as) rivais que surgem no caminho.

A mesma coisa é verdadeira em relação às bênçãos dadas pelo Senhor. A salvação é de graça, mas os filhos de Deus, se quiserem viver a melhor vida possível oferecida pelo Pai, precisam se dispor a fazer sacrifícios e vencer lutas e dificuldades. E era essa uma lição que as tribos de Manassés e Efraim, descendentes de José, filho de Jacó, precisavam aprender.

Os filhos de Deus são abençoados
No livro de Josué, o povo de Israel, formado por doze tribos, estava conquistando a terra de Canaã. Josué não teve tempo para tomar posse de toda a terra. Por esta razão, o território foi dividido por sortes, e cada tribo deveria se esforçar para terminar de conquistar a sua parte.

O problema é que a parte que coube aos descendentes de José era habitada por cananeus que dominavam o uso do ferro, uma tecnologia que Israel não possuía. Além disso, as montanhas possuíam áreas de mata, que ainda não estavam prontas para o cultivo de alimentos ou a construção de cidades. O trabalho de preparar o solo para a ocupação humana, com certeza, não seria fácil.

Mas será que enfrentar tantas dificuldades faz parte das bênçãos que vem de Deus? Claro que sim. Na verdade, é meio difícil ser mais abençoado do que as tribos de Manassés e Efraim.
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem. O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos.(Gênesis 49:22-26)

De José disse: Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas, com o que é mais excelente daquilo que o sol amadurece e daquilo que os meses produzem, com o que é mais excelente dos montes antigos e mais excelente dos outeiros eternos, com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da benevolência daquele que apareceu na sarça; que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos. Ele tem a imponência do primogênito do seu touro, e as suas pontas são como as de um boi selvagem; com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra. Tais, pois, as miríades de Efraim, e tais, os milhares de Manassés. (Deuteronômio 33:13-17)
Hoje, da mesma maneira, os filhos de Deus também são herdeiros de todo tipo de bênção, por causa de Jesus Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,... (Efésios 1:3)
Hoje, muitos cristãos olham para si mesmos e não se percebem como abençoados. Comparam-se com as outras pessoas, concentram-se no que não possuem e nas dificuldades da vida e não demonstram fé nas declarações bíblicas. Olham-se no espelho e só conseguem enxergar pessoas amaldiçoadas ou negligenciadas por Deus.

Assim como Josué, Jesus também hoje lembra a esses filhos do Senhor que o povo de Deus é abençoado. As tribos de Manassés e Efraim não teriam a terra de Canaã pelo seu próprio poder, mas pelo do Senhor. Da mesma forma, hoje, os cristãos devem encarar a vida com confiança, não por suas próprias capacidades, mas porque Jesus está ao lado deles.

Abra a clareira
Mas as promessas de Deus não são convites à passividade, mas sim à ação. A terra seria de Manassés e Efraim, desde que eles enfrentassem a montanha. Pedir que Deus mudasse a herança (talvez para uma planície ou para os campos), ficar de braços cruzados ou reclamar da distribuição da terra...nada disso seria aceitável aos olhos do Senhor.

Só havia uma opção. Falta espaço? Suba o bosque. Abra clareiras. Deixe a preguiça de lado e lance-se ao trabalho dentro dos limites traçados por Deus.

Hoje muitos cristãos cruzam os braços e reclamam da vida, culpando ao Senhor pelos seus fracassos e frustrações. É a jovem que pede o marido, mas não dá abertura para que homem algum chegue perto. São os cônjuges enfrentando problemas no casamento, mas que não querem ler livros, buscar aconselhamento ou simplesmente repensar os valores e o comportamento. São os presbíteros que se queixam de uma igreja morna, mas eles mesmos não se empenham nas visitas, na evangelização e até mesmo na vida devocional.

Deus chama a Igreja para a vida. Jesus não disse que seus discípulos deveriam cruzar os braços e esperar pelo céu, Ele os enviou ao mundo para manifestarem a glória de Deus por meio de suas obras. Consagre ao Senhor a sua vida, peça a direção do Espírito Santo e vá à luta!

Enfrente os cananeus
Luta sim...porque sempre haverá inimigos dispostos a impedir a realização dos propósitos divinos. Alguns deles parecem grandes, poderosos e mais bem armados e capazes do que nós. E aí...a tendência natural é a de querermos evitar o confronto. Afinal, quem quer entrar em uma luta para perder?

Manassés e Efraim eram duas tribos fortes e numerosas. Mas, quando eles viam os carros de ferro dos cananeus, sentiam-se intimidados. Por que Deus queria que eles herdassem uma terra habitada por inimigos tão fortes?

Josué não estimulou o medo e a "cautela" dos filhos de José. Ao contrário, destacou a força de José. Mostrou plena confiança de que eles é que expulsariam os cananeus. O que importava não era a tecnologia cananéia, mas sim o favor de Deus.

Hoje os inimigos são outros, mas continuam ameaçadores. Temos medo da opinião das pessoas, da dificuldade dos estudos, das exigências do emprego. Quantos não desistem de evangelizar, de lutar pela pessoa amada ou de fazer uma entrevista de emprego, não por preguiça, mas por medo?

Se estamos com Cristo, não há o que temer. Jesus venceu o pior dos inimigos, a morte. Ele prometeu que nós, seus irmãos, também a derrotaremos, no último dia. Mais do que isso, Jesus nos garante que as portas do inferno não prevaleceriam diante da Igreja. Ora, se nem a morte e os demônios podem resistir a Cristo, quem pode?

Herde sua terra
Deus não nos chama para uma vida sem lutas, sofrimentos e provações. Mas Ele também não nos chama para uma vida de maldições, frustrações e derrotas. Ainda que seja na prisão, Deus tem bênçãos para seus filhos.

Jesus não promete realizar todos os nossos sonhos e desejos, mas Ele garante que, se estivermos ligados ao Pai por meio d'Ele...então seremos frutíferos e abençoados. E, se temos a promessa de Deus, devemos ter fé e avançar. Seja na santificação, no casamento, no emprego...toda a nossa vida é do interesse do Pai. Ainda que o mundo se vire contra a igreja, nós é que seremos os vencedores.

Soli Deo Gloria!

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

3 comentários:

  1. Que post lindo, Nozima!


    Isso me fez refletir o quanto eu tenho que lutar para poder vencer algumas batalhas minhas, mas que tenho Jesus ao meu lado para vencê-las por mim.

    Vou sem medo à batalha agora, obrigado pelo post de fortalecimento!



    E o "exílio" está acabando. Tomara que você tenha outro o mais breve possível para continuar nos abençoando com os seus textos.

    Paz seja contigo ad infinitum. =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Helder,

    Como uma verdade necessária pode ser dita de forma tão bela. Gostei demais, Deus te usado demais com a pena! Que continue assim, para nosso proveito e para a glória de Deus!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. ARMAS PODEROSAS EM DEUS
    A Palavra de Deus nos diz que temos armas poderosas em Deus para destruir as fortalezas do inimigo.
    São armas espirituais e não carnais.
    Vejamos quais são estas armas:
    1-Desfazer conselhos e altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus.
    2-Manter cativo nosso entendimento á obediência de Cristo.
    3-Vingar nossa desobediência cumprindo nossa obediência.
    Portanto a arma poderosa de Deus é a nossa obediência.
    Quando estamos obedecendo a Cristo estamos usando esta arma poderosa de Deus.
    Estamos derrotando as fortalezas do inimigo.
    2ª CORÍNTIOS 10.5-6

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.