18 de novembro de 2010

Notas calvinistas sobre o mundo que nos cerca

Calvinistas também cantam

Eduardo Mano, blogueiro, cantor e compositor, lançou recentemente o CD "Velhas Verdades".
Este é um ótimo exemplo de boa música: bíblica, reformada, criativa e contemporânea.
Se você acha que ser calvinista é apenas curtir hinos e, no máximo, músicas do Logos e do VPC, vai descobrir um universo de boa teologia e bom som para além destes itens (para deixar claro: eu gosto de hinos, Logos, e Vencedores Por Cristo - mas não os idolatro, nem os elevo ao patamar de "definidores de um reformado").
Você pode baixar os mp3 ou comprar o CD no site do cantor.
É muito bom perceber calvinistas produzindo, tanto em termos ministeriais, quanto culturais. O calvinismo sempre alimentou isso.

Leia outras críticas sobre o CD "Velhas Verdades" aqui, e aqui.

Twitter do Cantor e Compositor: @eduardomano
*   *   *
O singularismo dos pluralistas

O assunto da semana é a revolta dos homossexuais e seus defensores contra a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Encontraram, no site da chancelaria, a posição oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (mantenedora da Universidade) sobre o PLC 122/06 - a chamada "lei da mordaça" pelos cristãos, e lei contra a "homofobia", pelos homossexuais.
Como o Chanceler da Universidade endossa a posição oficial da mantenedora, obviamente, os homossexuais e grupos relacionados têm se manifestado furiosamente contra a Instituição. O agendamento social por parte destes setores é tão intenso, que alguns portais noticiaram a UPM como homofóbica.
A coisa caminha mais ou menos assim: estamos em um tempo de pluralismo - todos têm a sua verdade e o seu lugar na sociedade... menos os que não concordam com o pluralismo. Todos merecem tolerância e voz, menos aqueles que não concordam com a agenda politicamente correta. Todos podem manifestar suas preferências nas mais diversas áreas... desde que tais preferências não sejam bíblicas e conservadoras.
Ou seja: o pluralismo é um barco furado. Na prática, é mais uma estratégia de controle social e difusão da iniquidade do que a abertura do espaço público a todos.
O cristianismo bíblico é bem mais coerente, demonstrando amor, mesmo que manifestando discordância e denunciando pecados. Por causa da depravação total, os calvinistas não têm razão para pensarem ser melhores do que ninguém, mas por causa do Sola Scriptura, eles continuarão professando sua fé e regulando sua prática por aquilo que a Bíblia ensina.
O cristianismo bíblico sabe conjugar verdade e amor juntos.

Leia a análise do Rev. Ageu Magalhães aqui.

Twitter do Mackenzie: @mackenzie1870

*   *   *


Allen Porto também escreve no BJC e no EuCaso.com

3 comentários:

  1. Não se pode afirmar que exista qualquer condenação ao comportamento homossexual na Bíblia, como você faz em seu texto. Pelo contrário, existem passagem favoráveis ao homossexualismo principalmente nos livros de Rute e de I Samuel.
    O que acontece é que as pessoas retiram fragmentos dos textos bíblicos e interpretam como lhes convém.
    Todos os versículos citados por você está num contexto, onde o que é condenado é o ato ritualistíco de veneração à Deuses pagãos, não contra o homossexualismo.
    Naquela época, era comum rituais pagãos de veneração com práticas sexuais (homem/mulher, homem/homem e mulher/mulher), sacrifício de animais e até mesmo de seres humanos. O que Deus nos diz com as passagens que você citou é que não devemos venerar Deuses pagãos. O equívoco na interpretação que você colocou está relacionado aos equívocos de interpretação de alguns ciclos hermeneutícos, o que acabou influenciando algumas práticas religiosas.
    Se retirarmos fragmentos dos textos bíblicos, podemos concluir que Deus é a favor da escravidão (Levitíco 25, 44 a 46). O que também não pode ser afirmado como verdade absoluta, pois apesar dos versículos serem claros quanto ao posicionamento favorável à escravidão, o contexto também diz respeito a rituais pagãos.
    Levítico também tem fragmentos onde, se for analisados separadamente do texto, pode-se concluir que não devemos comer carne (principalmente de porco). Mesmo assim vivemos numa sociedade onde os carnívoros predominam e não são acusados de cometer pecados. Mais uma vez, é necessário se analisar o contexto, onde Deus nos diz que o consumo de carne de forma ritualistica é pecado.
    Entendo o manifesto do Mackenzie, pois o mesmo teve influências equivocadas das interpretações de uma minoria e sem conhecimento de causa.
    A PLC 122/2006 tenta recriminar a homofobia, pois nem todas as pessoas tem a mente aberta para ser contra a homossexualidade e respeitar o diferente. A influência de opiniões contrarias a homossexualidade vem criando um grupo de deficientes mentais que agridem fisica e moralmente homossexuais, simplesmente por sua condição. Este é o crime que a PLC 122/2006 quer aprovar, não o seu direito de ter uma opinião contrária.
    Mais uma vez, uma interpretação equivocada pode estar ajudando a criar novos agressores ao que lhe é diferente.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a homofobia, ou qualquer outro tipo de fobia é a forma da lei.

    Segundo a lei eu não posso manifestar o meu repúdio ou a minha desaprovação ao que eu considero uma atitude desavergonhada como o homosexualismo explicito que vemos todos os dias nas ruas, nas paradas gay etc. Mas eu também sou contra um casal fazendo sexo em público, que é punido por lei (atentado ao pudor). Mas o pudor só vale para os heterosexuais. Qualquer crítica à atitude libertina dos homosexuais é considerado homofobia.

    Hoje a liberdade de expressão só vale no que tange à liberdade de concordar, nunca a de discordar. Se isso não é uma ditadura, não sei o que seja.

    Dentro de alguns anos só poderemos manifestar a nossa opinião sobre o tempo. Olhem que dia bonito, olhem que dia feio, ou quem sabe nem isso. Seremos obrigados a gostar de tudo e discordar de nada.

    Vai que calha que eu critico um dia nublado e alguém que se excite com os dias nublados me acuse de nubladofobia.

    O fim dos tempos realmente está chegando.

    ResponderExcluir
  3. Caro André,


    Lembre-se da seguinte regra ao interpretar textos bíblicos:


    "Um texto fora de contexto não passa de um pretexto."


    Deus em momento algum apoia o homossexualismo, ele ABOMINA esse ato. Não a toa, ele manda matar qualquer um que cometa esse ou qualquer outro pecado de ordem sexual grave, como sexo entre membros da mesma família, adultério, entre outros, antes da vinda de Jesus.

    E a abominação quanto aos pecados relacionados à sexualidade continua no Novo Testamento. E o primeiro capítulo da carta de Paulo aos romanos exemplifica muito bem isso.
    Se uma igreja se considera cristã, e leva a palavra de Deus a sério, deve pensar muito bem antes de falar que Deus aceita o homossexualismo.
    Falar que aceita o homossexual, tudo bem. Ele é pecador, assim como eu, assim como você, assim como todos. Mas assim que fazemos parte com Jesus, não devemos ser como nós queremos, mas sim sermos a imagem e a semelhança de Jesus Cristo.

    Que a Graça de Jesus o alcance.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.