1 de janeiro de 2011

Os 10 posts mais lidos de 2010 no 5 Calvinistas

Jornalista tem mania de fazer retrospectiva, e confesso que não sou exceção. Ainda mais quando é pra falar de um ano que vai deixar saudades para os 5 Calvinistas. Afinal, em 2010, o nosso blog se firmou e ganhou uma certa constância nas postagens, onde procuramos ler o mundo à luz da Bíblia, nos arriscando em vários assuntos, como política, filosofia e, claro, teologia.

Somos gratos ao Senhor pelas reflexões que foram feitas e pelo que pudemos aprender uns com os outros e também com os nossos leitores. Deus também foi muito generoso conosco, nos dando 278 seguidores no blog e permitindo que ele tivesse mais de 18 mil visitas no ano, segundo o Google Analytics. A Ele, em primeiro lugar, e a vocês, logo a seguir, nosso muito obrigado.

E uma forma de agradecer é relembrarmos quais são os textos mais lidos por vocês, queridos leitores, ao longo de 2010. Confesso que o resultado me surpreendeu.

Dentro da polêmica das eleições, em décimo lugar, ficou o texto A Bíblia e as liberdades fundamentais ou Porque não voto no PT. Como o título indica, o artigo mostra como a Bíblia defende uma sociedade onde são garantidas certas liberdades aos cidadãos.

A escatologia, o estudo das últimas coisas, também marcou presença no nono lugar, com o post Da suposta “Teonomia” nos Símbolos de Fé de Westminster, que rebate a ideia de que a Confissão e os Catecismos de Westminster ensinam a validade do lado civil da Lei de Moisés nos dias de hoje.

Claro, os cinco pontos do calvinismo também estão presentes. Em oitavo lugar, ficou Bíblia e Predestinação [7] - A missão de Jesus é a expiação limitada, o sétimo texto de uma série de artigos que tratam da base bíblica da predestinação. O início da série está aqui.

As polêmicas em torno do PLC 122, que criminaliza a homofobia de uma forma que coloca em risco a liberdade religiosa também atraíram os nossos leitores. O texto UNIVERSIDADE MACKENZIE: EM DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO RELIGIOSA foi produzido por vários teólogos, juristas e blogueiros cristãos, em apoio ao chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rev. Augustus Nicodemus Lopes. Esse foi o sétimo colocado.

Na sexta posição, um texto que toca em uma das grandes questões éticas do nosso tempo: o aborto. “Por que me preocupar se o abortado não sou eu”? Um clamor pela não-presidência do PT é um apelo para que os cristãos considerem a defesa da vida na hora de votar.

Um alerta contra cristãos que querem ressuscitar a aplicação civil da Lei de Moisés é o tema do quinto texto mais acessado: Internautas cristãos ou fariseus do século XXI? A mesma temática está presente no quarto post mais lido: Porque eu não quero uma teocracia cristã.

A política realmente foi uma das preocupações de quem acessa o nosso blog. Com a medalha de bronze ficou o texto Por que também não sou de esquerda, que desafia a ideia de que todos os sistemas políticos ou econômicos são igualmente ruins aos olhos de Deus.

O segundo texto mais acessado responde àquela que, ao meu ver, é a pergunta mais importante que o ser humano pode fazer: Quem é Deus? Se você não entende a importância desse questionamento, vale a pena reler o post.

Certas notícias nos deixam chocado e nos fazem questionar como pode um Deus Soberano decretar desastres tão grandes como o terremoto que atingiu o Haiti no início de 2010. Mostrar que a soberania de Deus continua presente mesmo em momentos de dor é o objetivo do texto Onde está Deus quando a terra treme?, que foi o post mais lido em 2010 aqui no 5 Calvinistas.

Que em 2011 Deus possa nos usar para a Sua glória para refletirmos sobre estes e outros assuntos, sempre à luz da Palavra de Deus, como devem fazer os bons reformados.

Soli Deo Gloria!

Graça e paz do Senhor,

Helder Nozima
Barro nas mãos do Oleiro

5 comentários:

  1. Parabéns ao 5 Calvinistas pelo excelente trabalho no ano de 2010 e que 2011 venha superar todas as expectativas!
    Ao Helder um abraço especial e que a paz do Senhor esteja com você!

    Graça e paz!
    Naná.

    ResponderExcluir
  2. Helder,

    Num texto que escrevi para o 5 Solas e que em breve será publicado, fiz referência ao post que considero mais importante de 2010.

    Fiquei feliz, em descobrir agora, que foi o texto mais lido de 2010. Deus usou sua pena, Helder.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  3. Naná,

    Muito obrigado pelo incentivo e por ser nossa leitora. Que Deus te dê um ótimo 2011!

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  4. Clóvis,

    Pois é, precisamos aprender que Deus é Soberano mesmo quando tudo dá errado, a terra treme e o mal nos atinge. Louvado seja o Senhor por nos usar para ensinarmos sobre a Sua soberania.

    Grato pelas palavras...e pelo post que será publicado, se o Senhor permitir. :-)

    Graça e paz do Senhor,

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz Helder.

    Descobri a pouco as doutrinas da Graça e tenho tido dificuldade em como, ou por onde começar a estudar tais doutrinas, tenho relutado, mas não tenho êxito em ignorar.
    Você poderia enviar a série completa sobre a predestinação para o meu imail?

    diego.11636@hotmail.com

    Desde já grato.

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.