Amados,
Hoje o Pr. Ciro Sanches Zibordi publicou mais um post defendendo uma expiação universal e usando o texto de 1 Timóteo 4:10 em sua argumentação:
Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. (1 Timóteo 4:10)
De fato, é difícil rebater 1 Timóteo 4:10 e isso exige conhecimentos tanto do idioma grego como da cultura e do vocabulário teológicos neotestamentários. Por isso, posto aqui três links do Monergismo com comentários reformados que mostram como devemos interpretar o versículo. Você pode escolher entre William Hendriksen, John Gill e Gordon Haddon Clark.
Uma ótima leitura e louvo ao Senhor pela vida do Felipe Sabino e pelos comentários colocados no Monergismo.
Helder Nozima é pastor presbiteriano, blogueiro do Reforma e Carisma e escreve às quartas-feiras no 5 Calvinistas.
Eu leio "Salvador de todos os homens" como único Salvador possível para os homens - não que todos sejam salvos, evidente, até em razão do prosseguimento do versículo: "principalmente dos fiéis".
ResponderExcluirÀs vezes me pego pensando se não seria o caso de os nossos irmãos que defendem uma expiação irrestrita terem dificuldades com a língua portuguesa. =)
Mas nesse caso que o irmão Ismael postou, o texto seria "Salvador para todos os homens" e não de todos os homens.
ResponderExcluir