25 de novembro de 2010

Um dia para agradecer

Hoje alguns países e denominações cristãs comemoram o "Dia de ação de graças" (thanksgiving). Em tese, é um dia separado para celebrar a Deus pelas bênçãos derramadas ao longo do ano.
Descobri muito recentemente - ontem, pra falar a verdade - que a Igreja Presbiteriana do Brasil realiza cultos de ação de graça nesse dia, para acompanhar a idéia. Recebi a notícia, também, de que, em 1949, o Presidente Gaspar Dutra institui no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças - exatamente na quarta quinta-feira de Novembro, como é feito nos EUA e Canadá.
Como temos a tendência de desviar o foco das questões centrais, e de esquecer a razão de determinados eventos e tradições, é bom pensar sobre o assunto.
o primeiro thanksgiving - puritanos nos EUA
O dia de ação de graças não é apenas um momento para estar com a família e curtir um belo e recheado jantar. Trata-se de voltar nossos olhos para Deus, e responder ao Pai em gratidão e louvor pelo que tem feito entre nós.
O ato de agradecer é, em algum sentido, humilhante.
Primeiro ele é alter-centrado (se é que tal palavra existe). Agradecer é olhar para o outro e a ele dirigir minhas afeições e palavras. É, pelo menos por um minuto, não pensar em mim como o foco dos eventos ou o realizador das coisas, e dirigir a gratidão a quem, de fato, é. O agradecimento é libertador.
Agradecer também é humilhante porque nasce do reconhecimento de que alguém fez o que eu não fiz. Em alguns casos - especialmente relacionados a Deus - a consciência virá ainda mais forte: alguém fez o que eu não poderia fazer. E assim, em vez de ser tomado por inveja, eu amo o que foi feito e quem fez, respondendo em gratidão.
Agradecer a Deus pelas bênçãos de um ano inteiro é reconhecer a Sua soberania e controle sobre a História. Se O louvamos pelo que nos aconteceu em 2010, estamos reconhecendo que foi Ele quem decretou e/ou agiu diretamente nestes eventos.
Agradecer também pode revelar uma manifestação subjetiva de satisfação. Há falsos agradecimentos, é verdade. Mas a gratidão genuína brota de um coração satisfeito e envolvido emocionalmente. Tomados pelo amor e prazer em Deus, voltamos a Ele com palavras de louvor e agradecimento.
Somos desafiados a observar o ano de 2010 pelo prisma da Providência. Que bênçãos Ele tem derramado sobre nós? (Lembrem-se que "bênçãos" não são apenas os itens que nos agradam em curto prazo, mas coisas dolorosas que resultaram ou resultarão em nosso bem). Quando encaramos a realidade pelo ângulo correto, temos mais razões para um coração satisfeito em Deus, uma vida de gratidão, e baterias recarregadas para o que ainda vem.
Tenham todos um ótimo Dia de Ação de Graças. Happy Thanksgiving.

*   *   *

Allen escreve no BJC e no EuCaso.com.

2 comentários:

  1. Allen,

    É isso mesmo. Só pode cumprir 1 Tessalonicenses 5:18 quem reconhece o agir de Deus em todas as coisas, absolutamente todas. "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

    Helder Nozima
    Barro nas mãos do Oleiro

    ResponderExcluir
  2. Allen,

    Ontem, no culto, uma irmã bem lembrou do dia de ações de graças. Dona de uma escola de inglês, ela fez um resumo da origem dessa "tradição", retroagindo até os Peregrinos que aportaram nos EUA.

    Ela destacou como as escolas de inglês no Brasil celebram o Halloween e passam batido no dia de ações de graça. Ela disse que na escola dela faz o contrário, deixa de lado o dia das bruxas e organiza apresentações sobre o dia de ações de graças.

    Em tudo demos graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir

Sua opinião sobre este post é muito importante. Para boa ordem, os comentários são moderados e somente são publicados os que forem assinados e não forem ofensivos, lembrando que discordar não é ofensa.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.